Cafôfo promete reforçar competências das juntas de freguesia

Cafofo campanha
A par da iniciativa de campanha, registou-se um rastreio de saúde gratuito à população. Cafôfo incluído.

As juntas de freguesia do Funchal terão competências reforçadas se a Coligação “Confiança” (PS-BE-JPP-PDR-Nós) ganhar as próximas eleições autárquicas. O candidato Paulo Cafôfo prometeu isso mesmo hoje, durante uma ação de campanha nos Ilhéus.

Cafôfo disse que “ao longo dos últimos anos, temos olhado para as Juntas de Freguesia como o poder mais próximo das pessoas e temos-lhes dado todas as condições necessárias para poderem servir os cidadãos da melhor forma. É por isso que celebrámos acordos de execução com todas elas, atribuindo-lhes competências que eram exercidas pela CMF, com a correspondente transferências de verbas e logística para desempenhar bem essas funções.”

O candidato explicou que “ao longo do atual mandato enquanto Presidente da Câmara Municipal do Funchal, “foram transferidos, para as dez Juntas de Freguesia do concelho, cerca de 5,2 milhões de euros. Este montante é superior em 1,1 milhões de euros à totalidade das receitas das Juntas provenientes do Orçamento de Estado, pelo que o Município do Funchal é hoje a sua principal fonte de financiamento.”

O líder da Confiança destacou, igualmente, “a postura democrática, séria e transparente do atual Executivo em todo este processo, porque as Juntas presididas por eleitos do PSD [Santo António, Monte, São Roque, Santa Luzia e Sé] receberam, neste período, mais do que as Juntas da nossa Coligação. Isto tem a ver com a forma como encaramos o poder local e o reforço desse poder. É por isso que, no próximo mandato, vamos não só reforçar as competências das Juntas de Freguesia, como apostar no reforço de verbas, meios e de recursos humanos. Se as Juntas têm responsabilidades, têm de ter as condições para exercê-las.”

À margem de uma iniciativa de campanha da candidatura da Coligação Confiança à Junta de Freguesia da Sé, encabeçada por Raquel Aguiar, que levou a cabo, durante todo o dia, um rastreio de saúde gratuito para a população, na zona dos Ilhéus, Paulo Cafôfo enalteceu, por fim, que “a Coligação Confiança tem tido iniciativas de campanha diferenciadoras e hoje foi ocasião de promover uma campanha de saúde, que aposta no rastreio e nos conselhos de prevenção. O camião participativo da Confiança serviu, desta vez, para disponibilizar este serviço, ao mesmo tempo que informamos a população daquelas que são as nossas propostas para a cidade do Funchal, sendo que a promoção de políticas de Saúde será uma das novidades do nosso Programa Eleitoral.”