Jaime Moniz deu as boas-vindas a cerca de 800 novos alunos do 10.º ano de escolaridade

O presidente do conselho executivo, Jorge Moreia, desafiou os jovens à excelência e criatividade.

Cerca de 800 novos alunos marcaram hoje presença na Escola Secundária de Jaime Moniz no pré-arranque de mais um ano letivo.

São estudantes que deixaram o terceiro ciclo do ensino básico e entram agora no ensino secundário, no 10.º ano de escolaridade, a quem a direção da ESJM deu as boas-vindas esta tarde perante um auditório lotado de alunos e encarregados de educação.

O primeiro grupo de estudantes foi recebido pelos respetivos diretores de turma, pelas 14h30, que os conduziu a uma sessão de acolhimento por parte do presidente do conselho executivo, seguida de uma visita de conhecimento do novo estabelecimento de ensino e entrega dos cartões de estudantes. Tudo a postos para o arranque de mais um ano letivo nesta segunda feira.

Na sessão de boas-vindas, Jorge Moreira de Sousa, explicou algumas das orientações de funcionamento do 10.º ano de escolaridade e manifestou abertura para o acompanhamento ao longo do ano letivo, salientando que o seu gabinete tem sempre as portas abertas aos jovens e apelou também ao espírito crítico e empreendedor, enfatizando a importância de investir no sucesso da aprendizagem.

Justiça, equidade, rigor e transparência foram também palavras-chave da mensagem do presidente Jorge Moreira de Sousa. Nenhum aluno é favorecido em relação a outro. O 10.º ano de escolaridade funciona, para todos, no turno da tarde, enquanto o 11º e 12 anos têm o horário sempre da manhã.

Jorge Moreira de Sousa desafiou os estudantes a serem criativos e organizados, procurando conciliar os estudos com uma diversidade de atividades extracurriculares preparadas para alargar os horizontes dos discentes.

Segundo referiu a coordenadora do 10.º ano, Zita Carvalho, são cerca de 800 alunos no 10.º ano, distribuídos por 15 turmas de ciências e tecnologias, 11 de línguas e humanidades, 5 de profissionais, 3 de economia e uma de artes.