Eduardo Jesus promoveu veículos eléctricos no Porto Santo, com o “Madeira Move”

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, declarou, relativamente à iniciativa “Madeira Move”, que hoje decorreu no Porto Santo, tratar-se de uma acção que pretende promover a mobilidade eléctrica. Todos os concelhos têm sido contemplados nesta campanha em prol dos veículos movidos com este tipo de energia. No âmbito da mesma são colocados carros deste tipo para a população ter a oportunidade de experimentar conduzi-los.

“Viemos afirmar a importância que tem a mobilidade eléctrica aqui no Porto Santo em especial, onde estamos a desenvolver o projecto do Porto Santo Sustentável, a “Smart Fossil Free Island”. Ainda agora estive a assistir a um conjunto de apresentações da EEM que envolve quatro concursos públicos internacionais, num montante de investimento de cerca de 10,5 milhões de euros a concretizar aqui no Porto Santo, e que tem a ver com um passo definitivo nesse sentido do Porto Santo Sustentável, e que envolve a rede de distribuição, os contadores na casa das pessoas, os postos de carregamento e toda esta dinâmica (…) promovendo uma ilha sem pegada ecológica na energia fóssil”, salientou.

Este desiderato, informou, tem despertado interesse junto de empresas ligadas às energias renováveis, multinacionais que vêm a concursos lançados pela EEM para o Porto Santo.

Eduardo Jesus salientou, na oportunidade, as potencialidades dos veículos eléctricos. “Penso que esta é uma mudança pacífica”, considerou. Mas ainda assim, existem sempre resistências, havendo necessidade de uma comunicação explícita e esclarecedora.