Secretário Humberto Vasconcelos garante escoamento das uvas com o Instituto a comprar o remanescente aos agricultores

Nada ficará nas parreiras, garante Humberto Vasconcelos.

O secretário regional da Agricultura e Pescas garante o escoamento de toda a produção de uva deste ano, sossegando assim os agricultores que têm questionado o Funchal Notícias sobre as dificuldades que se colocam este ano, na comercialização, fruto de uma boa colheita, em quantidade e qualidade.

Confrontado pelo FN, Humberto Vasconcelos assegurou que as casas de comercialização do vinho estão a receber nas quantidades habituais de uvas e que o remanescente será comprado pelo Instituto do Vinho (IVBAM),  conforme decisão prevista no Conselho de Governo desta quinta feira.

Todos os anos, as preocupações dos agricultores repetem-se nesta altura de vindimas. Como escoar o excesso de produção de vinho? As uvas amadurecem, o vinho está feito e falta a parte principal a recompensar um ano de trabalho dos agricultores, muitos deles a viverem desta atividade. Este ano, os receios adensaram-se, do Estreito de Câmara de Lobos a São Vicente, por conta de um ano com amadurecimento precoce das uvas, fruto do calor, e da boa qualidade do vinho, segundo deram conta ao FN.

As adegas estão a receber as produções assim como as casas de comercialização e mais uma vez o Governo Regional sai em defesa dos produtores no sentido de garantir o escoamento de toda a produção.