Workshop a 16 setembro debate papel do jornalista na prevenção do suicídio

Integrado nas Jornadas de Prevenção do Suicídio, que se realizam no dia 15 de setembro de 2017, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal, a Unidade de Psicologia do SESARAM promove a realização do Workshop: “Efeito Papageno: A importância do papel do jornalista na prevenção do suicídio”, destinado a Jornalistas.

Desde os anos setenta do século passado que os meios de comunicação social são apontados, frequentemente, como fontes contributivas para aprendizagens promotoras do suicídio na população, o chamado efeito Werther.

Contudo, estudos mais recentes indicam que, através da publicação cuidada da notícia, os meios de comunicação social podem contribuir potencialmente para a saúde pública, no sentido de promoverem aprendizagens preventivas do suicídio, o denominado efeito Papageno.

Neste workshop, serão elucidados os fatores que podem contribuir para uma notícia benéfica para a comunidade a que se destina e, no limite, salvar vidas.

Preletor convidado: Doutor José Manuel Borges
Psicólogo Clínico, Assistente da Carreira Técnica Superior de Saúde. Exerce funções no SESARAM, E.P.E. Tem a Especialidade Avançada em Psicologia Comunitária, pela Ordem dos Psicólogos; é Pós-Graduado e Doutorado em Psicologia da Saúde.

O curso, de entrada livre, terá lugar no dia 16 de setembro (sábado), entre as 09h:30 e as 13h:00, no Núcleo de Formação e Investigação do SESARAM, localizado no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.