Festas religiosas animam paróquias no segundo domingo de setembro

*Sílvio Mendes

Na Madeira o segundo domingo do mês de setembro é assinalado com a realização de festas religiosas em treze paróquias, a maioria com animação nos adros e arredores.

No Caniço, no próximo domingo, vai decorrer uma das festas mais conhecidas da Madeira. É em louvor da Nossa Senhora do Livramento e já foi um dos grandes arraiais da nossa terra prolongando-se a animação durante toda a noite de sábado para domingo.Sem o fulgor de épocas aquela festa ainda movimenta muitas pessoas. Nossa Senhora do Livramento não é a padroeira do Caniço mas a festa sempre foi motivo para grandes arraial. De referir que o Caniço tem dois oragos: Espírito Santo e Santo Antão.
Outra freguesia que estará em destaque é a Quinta Grande pois celebrará a sua padroeira: Nossa Senhora dos Remédios, outra das festas que se incluem nas que mais gente atrai e na qual se integram muitos emigrantes.
A solenidade do Santíssimo Sacramento irá ser celebrada na igreja da Ponta do Sol nesse domingo. Entretanto na sexta-feira, 8 de setembro a paróquia da Ponta do Sol realizará a festa de Nossa Senhora da Luz, a sua padroeira.
Também na igreja de Santa Cecília, uma das paróquias da freguesia de Câmara de Lobos, decorrerá a solenidade do Santíssimo Sacrament.
A paróquia do Livramento, no Funchal, vai celebrar as suas duas principais festas no próximo fim-de-semana: no sábado será em honra de Nossa Senhora do Livramento e no domingo louvando o Santíssimo Sacramento.
O mesmo vai suceder na paróquia da Nazaré, situada na freguesia de São Martinho, onde no sábado terá lugar a devoção a Nossa Senhora da Nazaré e no domingo decorrerá a solenidade em louvor do Santíssimo Sacramento.
Não haverá arraial.
A festa do Imaculado Coração de Maria, padroeiro da paróquia da Fajã do Penedo, na freguesia da Boaventura, vai realizar-se no próximo domingo.
O arraial será animado com diversos artistas regionais.
Nossa Senhora da Natividade é a padroeira da paróquia do Faial.
A festa litúrgica tem lugar a 8 de setembro, dia em que a Igreja assinala o nascimento de Nossa Senhora, mas no Faial a festa é celebrada no domingo a seguir a esta data, este ano no dia 10. Antigamente e durante muitos anos foi celebrada no dia próprio ou seja a 8 de setembro.
Haverá muita animação com atuações de diversos artistas.
Na capela do Bom Sucesso situada no alto do Lombo da Estrela, na paróquia de São Francisco Xavier, freguesia da Calheta vai decorrer a festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A capela do Bom Sucesso foi edificada no ano de 1683 por Lourenço da Costa. É uma capela simples, possuindo uma tela alusiva a Nossa Senhora do Bom Sucesso e uma bonita imagem de Nossa Senhora com o Menino do séc. XVIII.  É uma imagem com muita devoção popular, prova-o as avultadas ofertas em ouro.
Na capela do Mosteiro das Irmãs Clarissas, no sítio do Lombo dos Aguiares, na freguesia de Santo António, será celebrada a festa do Senhor da Paciência. Uma devoção que remonta à época em que a Madre Virgínia da Paixão, após ter sido expulsa do Convento das Mercês, juntamente com outras Religiosas Clarissa e  foio morar para a sua casa, no sítio do Lombos dos Aguiares, levou consigo a imagem do Senhor da Paciência (também conhecida por Senhor da Pedra Fria), não permitindo assim que a mesma fosse apropriada pelas tropas que invadiram aquele mosteiro. Esta imagem fora oferecida pelos pais de Virgínia da Paixão, religiosa clarissa do séc. XVII, que faleceu em odor de santidade, e desde então fazia parte do valioso património artístico do mosteiro de Nossa Senhora das Mercês.
Também no próximo domingo vai ser celebrada a festa de Nossa Senhora da Vitória na capela com esta invocação localizada na Ponte dos Socorridos, paróquia da Vitória – Santa Rita, na freguesia de São Martinho.
A paróquia do Loreto, que no dia 8 de setembro festeja Nossa Senhora do Loreto, a padroeira daquela comunidade da freguesia do Arco da Calheta, vai celebrar Santo Antão um santo que tem muitos devotos naquela localidade, em especial por parte dos agricultores.
No sítio da Pereira, freguesia de Santo António da Serra, existe a capela de Nossa Senhora da Saúde, junto à Escola Arendrup, orientada pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora das Vitórias.
Aquela capela situa-se no edifício onde viveu Madre Mary Jane Wilson, a fundadora daquela congregação.
A festa que ali se realiza no segundo domingo de Setembro é conhecida como «festa da Pereira» devido ao nome do sítio.
Assim no próximo fim de semana há muitas festas onde a tradição se mantém.