Pedro Ramos “apreensivo” com posição dos enfermeiros

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, reuniu hoje com a Ordem e o Sindicato dos Enfermeiros. Um encontro pedido pelo governante, visando acompanhar as posições destas estruturas em relação ao protesto nacional dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetra, que reivindicam uma carreira de enfermeiro especialista e a respectiva diferenciação remuneratória.

O secretário regional da Saúde mostrou-se apreensivo, expressando respeito por todas as formas de luta, desde que não sejam postas em causa a segurança e qualidade dos cuidados de saúde, a que todos os utentes têm direito, refere uma nota de imprensa da Secretaria.

O Governo Regional da Madeira está a acompanhar o processo negocial entre o Ministério da Saúde e a Federação dos Sindicatos de enfermagem, que “extremou a sua posição voltando ao protesto,  que se baseia no não cumprimento das funções especializadas,  pelas quais consideram não estarem a ser justamente pagos. O protesto seguiu-se a outro, nos mesmos moldes, ocorrido em Julho, e que foi interrompido para negociações com o Governo da República que entretanto falharam”.

Embora sem competências no actual quadro legal para legislar em matéria de carreiras, o Governo Regional da Madeira, mostra-se aberto a soluções concretizáveis e sustentáveis que venham a ser propostas, para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados prestados às parturientes, conclui a nota.