Sara Madalena quer Museu do Açúcar no Solar dos Esmeraldos

A candidata centrista à Câmara Municipal da Ponta do Sol, Sara Madalena, considerou necessário, frente ao Solar dos Esmeraldos, que seja libertado o secular edifício para o colocar ao serviço da cultura e do turismo do concelho, criando ali um Museu do Açúcar.

Conforme explica uma nota de imprensa do CDS, o edifício foi mandado construir pelo abastado comerciante flamengo João Esmeraldo, em 1494, que se dedicou ao cultivo da cana-de-açúcar  nos soalheiros terrenos do sítio da Lombada, Ponta do Sol.

“Desde 1931 é propriedade do Estado e nos últimos avnos tem servido de escola a várias gerações, entre as quais a de Sara Madalena. Mas o significado histórico e o enquadramento do edifício num espaço onde se respira cultura, com a recuperada igreja barroca e o antigo moinho de água, precisamente no local onde em 1962 morreu a jovem estudante Sãozinha, na sequência da opressão salazarista contra o povo, naquela que ficou conhecida por “Revolta das Águas”, justifica uma atenção redobrada, salienta o partido.

A candidata do CDS-PP quer por isso libertar o Solar para criar o Museu do Açúcar, mas para isso é preciso primeiro construir uma nova escola, colocando toda aquela área envolvente ao serviço do turismo e da cultura, no âmbito da política de descentralização que Sara Madalena vem defendendo no plano da cultura, atribuindo significado e valor às zonas altas do concelho, refere o comunicado.