Navio com fertilizantes a arder e à deriva a sul de Canárias

Foto retirada do jornal de Canárias La Provincia.

Está um navio graneleiro de nome ‘Cheshire’ completamente à deriva a sudoeste da ilha de El Hierro, nas Canárias, desde o dia 13 de Agosto.

Segundo a imprensa espanhola, o navio transporta uma carga potencialmente nociva (42 toneladas de fertilizante) e começou a arder, entrando em reacção química.

O cargueiro britânico zarpou do porto de Yara Porsgrunn (Noruega) rumo à Tailândia, com uma escala no Porto de La Luz (Gran Canária).

Infográfico da ABC da zona onde se encontra o navio à deriva.

O problema é grave. A tripulação do cargueiro foi evacuada.

O navio entrou em combustão. Transporta fertilizantes NPK com base em nitrato de amónio pertencente à multinacional noruega Yara.

O navio Cheshire, que pertence ao armador Bibby Line Limited cumpriu neste domingo uma semana que está a arder nas Canárias.

O navio está à deriva a cerca de 130 milhas a sudoeste da ilha de El Hierro depois de pegar fogo cerca de 70 milhas ao sul de Gran Canaria.

A tripulação foi evacuada. O navio continua à deriva com o seu conteúdo de fertilizantes, oferecendo perigo para a navegação e potencial desastre ambiental.

Apesar de estar a sul e não a norte das Canárias, o perigo para as águas da Madeira é potencial uma vez que entramos numa época do ano em que o vento roda para sul e poderá trazer os efeitos do acidente para mais perto das ilhas.