Portugal aciona Mecanismo Europeu de Proteção Civil para combater incêndios

incendio-720x405
O número de fogos ativos, bem como a sua gravidade, levaram Portugal a pedir ajuda europeia. Um avião italiano já está a caminho.

A ministra da Administração Interna confirmou hoje que Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, permitindo ajuda exterior para aquilo que está a acontecer neste momento com fogos por todo o País. A todo o momento, são esperados aviões e outras ajudas, em função do agravamento da situação, que levou as autoridades a terem mobilizado, este sábado, 600 militares do exército e 100 da Marinha, que reforçam o contingente de bombeiros que combatem fogos em Coimbra, Cantanhede, Ferreira do Zêzere e Montemor-o-Velho.

De acordo com informações disponíveis, em apenas três horas, estiveram ativos cerca de sete dezenas de fogos, tendo-se registado 226 ocorrências, que constituem um recorde trágico de situações num só dia.

As previsões meteorológicas para os próximos dias levou a ministra Constança Cunha e Sá a adotar uma medida de prevenção, tendo em vista minimizar os efeitos de um eventual agravamento. Um avião italiano já está a caminho.

O Mecanismo Europeu de Proteção Civil é um meio de ajuda, por parte dos Estados membros da União Europeia, sempre que um deles está em situação de perigo.