Triatletas madeirenses em bom plano no “Triatlo de Coruche”

Diogo Nóbrega

Disputou-se no passado domingo, o Triatlo de Coruche, onde marcaram presença 2 triatletas madeirenses, dois em representação do Ludens Clube de Machico/Máxima Dinâmica, e um em representação do ACD Jardim da Serra.

João Marote (Ludens de Machico) nos Juvenis, Mariana Vargem (Ludens de Machico) nas Cadetes, e Diogo Nóbrega (ACD Jardim da Serra) nos Sub23, sendo para todos eles o 1.º ano nos seus escalões.

Para os juvenis, a prova era disputada na distância Super-Sprint (300m de natação, 8 Km de ciclismo e 2 Km de corrida), sendo a 3ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo, e onde João Marote, com um bom segmento de natação, permitindo integrar um pequeno grupo perseguidor aos 2 triatletas que seguiam na frente da prova, mantendo-se na luta pelo pódio até bem perto do final, sendo apenas ultrapassado a 200m da meta, classificando-se desta forma em 4º.

Para João Marote, esta foi mais uma prova reveladora do seu nível, competindo com atletas de idade superior e ainda assim conseguindo estar na luta pela vitória.

Na prova principal, etapa da Taça de Portugal de Triatlo que servia de qualificação para a Taça da Europa do Funchal, disputada na distância Sprint, Mariana Vargem venceu nas cadetes e alcançou um 5º lugar da geral feminina, numa prova em que o segmento de natação foi crucial para o desenrolar e desfecho da prova, tendo Mariana que fazer grande parte dos 20kms de ciclismo novamente a solo, conseguindo no final ainda realizar o 2º melhor parcial de corrida, segmento que ao longo de toda a época lhe tem permitido recuperar algumas posições, e assegurar lugares de destaque nacional.

Quanto a Diogo Nóbrega, viria a alcançar um dos seus melhores resultados da época, sendo 4º Sub 23, e 6º da geral masculina, numa prova em que nem o contacto físico dos mais de 200 triatletas na água, nem a falta de entendimento do grupo do ciclismo condicionaram o seu desempenho, numa prova em que os 30ºC que se fazia sentir era mais um adversário a ultrapassar.