CDS apontou o dedo às “promessas vãs”

O candidato do CDS-PP à Câmara do Funchal, Rui Barreto, apresentou na sexta-feira à noite todos os candidatos à CMF, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. A apresentação decorreu no antigo Paiol da Pólvora, actual sede da Liga dos Combatentes.

 

No seu discurso, e dirigindo-se às pessoas que o ouviam, referiu que o partido apresenta mais de 250 candidatos aos órgãos autárquicos.

“Escolhi a equipa sem olhar a posicionamentos ideológicos. Escolhi com base no perfil e na competência. Isso basta-me”, assegurou. “Temos nas nossas listas 60% de filiados no CDS e 40% independentes. 53% homens e 47% mulheres. A média de idades é de 43 anos”, enumerou. Agradecendo aos mandatários, Daniela Maria, e  Fred Silva, mandatário para a juventude, deixou uma palavra especial para Henrique Costa Neves pelo papel na organização das conferências “Falar com a Cidade”. Prometeu “uma campanha de verdade e coragem. Sem populismo” e “promessas vãs”. E prosseguiu criticando o “frenesim de promessas” de certos candidatos.

“A Dra. Rubina, promete pistas de atletismo. A Dra. Rubina promete pagar o transporte a todas as crianças do 1 e 2 ciclos que vivam a mais de 500 metros da escola.”, exemplificou, apenas para perguntar de seguida: “A Dra. Rubina esteve 8 anos na Câmara e está há mais de dois anos no Governo, porque não as cumpriu? Agora é que vai fazer o que não foi capaz de realizar em 10 anos?”

Por outro lado, chamando “mestre na propaganda” a Paulo Cafôfo, interrogou: “A cidade está mais limpa que há 4 anos? Os jardins estão melhor cuidados? Não estão! Não por responsabilidade dos trabalhadores, mas porque hoje há menos gente no departamento de limpeza, há falta de organização do trabalho e falta de acompanhamento de quem lidera o pelouro do ambiente. Gostava que o Dr. Paulo Cafofo cuidasse da cidade como cuida da sua imagem!”.

Rui Barreto prosseguiu para analisar o Programa Câmara-à-porta, lançado em Janeiro de 2014, questionando: “apoiou 6 munícipes!?”

“O programa PRESERVA, lançado em Janeiro de 2015, apoiou 8 munícipes!? O programa de Apoio aos Medicamentos, lançado em Janeiro de 2014, apoiou 175 munícipes!? São estes os resultados que o Candidato Paulo Cafofo diz que cumpriu?”, questionou.

“O PDM andou engavetado durante 3 anos… para andar agora o Presidente da câmara às “carreiras”, tendo contratado técnicos superiores a 419 euros para fazer o trabalho e poder leva-lo a discussão publica antes das eleições!! Acham isto correcto?”, interrogou também.

“Diz Paulo Cafôfo que “Cumprimos Reabilitação Urbana”, diga um prédio recuperado pela Câmara? A reabilitação foi feita pelos privados, a quem a Câmara não agradece, e que esperam anos por um licenciamento”.

“No dia da apresentação da candidatura, porventura extasiado com a vinda do secretário- geral, António Costa, prometeu 15 milhões para as zonas altas…. onde andou o Presidente da Câmara que não foi capaz de mandar remover um pedregulho há um ano no Caminho dos Tornos, onde não passam viaturas, autocarros, ambulâncias, e bombeiros, as crianças andam 20 minutos para apanhar o autocarro e continuam a viver pessoas em pânico? Olhar pelas pessoas é ter capacidade para resolver pequenos / grandes problemas. Onde está a politica de proximidade?”

Barreto continuou criticando as contas da Câmara, apontando que Cafôfo apregoou que tinha baixado a dívida em metade e enviou uma carta aos munícipes dizendo que não devia um euro aos fornecedores no final de 2016. “A mentira tem perna curta. Não é que soubemos, esta semana, no Anuário Financeiro dos Municípios que a dívida afinal reduziu-se em um terço e não metade e que a câ mara… paga em média a 156 dias, ou seja, um empresário que forneça à Câmara recebe a conta passados 5 meses?”

“Temos IMI mais baixo, é verdade; temos devolução de IRS, é verdade; temos taxas de toldos e esplanadas mais baixos, é verdade; temos parcómetros mais baixos, é verdade; o que presidente não diz é foram propostas do vereador José Manuel Rodrigues do CDS, e que se tivesse maioria absoluta não se lembrava delas”.

Elencou, de seguida, as suas próprias promessas:

“1) Apoiar nas mensalidades a todas as crianças do pré-escolar no Funchal, seja no público, seja no privado.

2) Continuar a devolução do IRS para aumentar o poder de compra das famílias.

3) Criar uma Sociedade de Reabilitação Urbana que medeie os interesses dos proprietários e investidores que crie riqueza e emprego.

4) Limpar a nossa floresta – para a floresta não ser uma ameaça, mas uma oportunidade. Prendemos recompensar aos munícipes por boas práticas ambientais, seja na limpeza dos terrenos, ou na redução do custo da água.

5). Aproveitar investimentos como água de rega, 18 km de canais que custaram 10 milhões e não estão rentabilizados.

6) Manter as Estradas, ruas e becos em bom estado de conservação

7) Aplicar uma politica de apoios ao desporto e aos centros comunitários com critérios bem definidos.

8) Transformar o Matadouro do Funchal num pólo criativo e cultural

9) Projectar o Funchal como uma cidade inclusiva e aberta ao mundo, que aproveite o potencial das suas gentes.

10) Um município que olhe para cada Munícipe como cliente e responda rápido a cada pedido”.