Campanha contra a SIDA “Verão Seguro” alerta para comportamentos de risco

“Verão Seguro não compromete o teu Futuro” é o slogan da campanha deste verão da Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”, que marcará presença em vários espaços de diversão, onde a presença de jovens é significativa.

Esta campanha parte da premissa de que nesta época do ano existem comportamentos mais impulsivos – de risco – como relações sexuais desprotegidas e o consumo de álcool, que poderão levar ao aumento do risco de infecção e ao surgimento de novos diagnósticos de VIH/SIDA.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a taxa de novos diagnósticos de VIH/SIDA tem vindo a decrescer a nível europeu. Contudo, Portugal apresenta uma das mais elevadas taxas de novos casos VIH na União Europeia devido ao diagnóstico tardio.

Desta forma, o objectivo da campanha consiste em informar e sensibilizar os jovens para a problemática do VIH/SIDA, os factores de risco e métodos de protecção – o uso do preservativo – pois o maior conhecimento é essencial para a prevenção bem como para desmistificar as falsas crenças associadas à doença evitando o estigma e o preconceito.

A intervenção no terreno dos voluntários da Fundação passa pela distribuição de kits preventivos e preservativos, em que os técnicos estão também preparados para esclarecer dúvidas sobre o VIH/SIDA e sensibilizar para a realização dos testes rápidos de VIH.

O arranque da campanha aconteceu no festival NOS Summer Opening 2017, no Parque de Santa Catarina, nos dias 20 e 21 de Julho.