Naval duplamente Vice Campeão Nacional

Foi na 4ª Jornada do Open de Portugal – Campeonato Nacional de Juvenis e Absoluto em natação, ocorrida nos passados dias 20, 21, 22 e 23 de Julho, no Jamor, que o Clube Naval do Funchal sagrou-se duplamente Vice-Campeão Nacional nas mãos de André Deus e Tomás Silva, nas provas de 100m livres e 400m estilos, respectivamente, refere nota do Clube.

O Campeonato que teve lugar no Complexo de Piscinas Olímpicas do Jamor em Lisboa (p50m), contou com a participação de 758 nadadores (403 masculinos e 355 femininos) provindos de 129 clubes.

Em representação do Clube Naval do Funchal, esteve uma comitiva de 27 pessoas, 24 nadadores (7 femininos e 17 masculinos) e 3 elementos da equipa técnica composta por  Susana Gomes, Carolina Boulhosa, Marta Ferreira, Marta Sá, Ana Fernandes, Ana Betencourt, Júlia Ferreira, João Aguiar, Miguel Gomes, Afonso Sequeira, Alessandro Paolinelli, Martim Silva, Henrique Gomes, Pedro Gonçalves, Henrique Ferro, Nuno Castanha, Pedro Sequeira, Tomas Silva, Pedro Fernandes, Afonso Alves, André Deus, Diogo Pita, Fernando Graça e Francisco Paulos, acompanhados por Elmano Freitas, Paulo Camacho e Pedro Luís.

Em grande evidência, e no sector masculino, estiveram Tomás Silva, juvenil A que se sagrou vice-campeão nacional com novo recorde pessoal de 4:48.23 nos 400m estilos, e André Deus, juvenil B que obteve o titulo de vice-campeão nacional, batendo o recorde regional de 1:08.89 e superando o 1:09.22 anteriormente por si estabelecido nas eliminatórias. Este nadador participou ainda nas finais juvenil B obtendo nos 100m livres o 9º lugar e na prova de 200m livres ficou em 10º lugar,

Já o colega Tomás participou ainda na final A juvenil dos 200m bruços alcançando um 5º posto na geral.

Nos juniores, Miguel Gomes com duas finais B nas provas de 50m e 100m mariposa conseguiu um 7º e 9º lugar respectivamente, enquanto que Afonso Sequeira obteve dois novos recordes pessoais, nas duas finais A nos 100m e 200m mariposa conquistando o 10º lugar; o mesmo resultado obteve o júnior  Martim Silva, com uma final B nos 100m mariposa.

No sector feminino, o destaque vai para Ana Fernandes, juvenil B, com 2 finais de juvenis, alcançando o 7º lugar na prova de 100m bruços e o 10º na prova dos 200m.

Termina assim este que foi um campeonato marcado pelo empenho e superação, onde foram batidos vários recordes pessoais e estabelecidos novos recordes regionais, comprovando uma vez mais a qualidade dos atletas do Clube Naval do Funchal.