Candidatura do CDS visitou serras de Santa Cruz

Fotos DR.

Os candidatos do CDS-Santa Cruz às autárquicas visitaram ontem as serras do concelho.

Os locais visitados foram o Chão das Aboboreiras (Situado na estrada entre o Santo e o Poiso, acima do campo de futebol do Santo da Serra), Posto Florestal da Meia Serra, Pico Gordo e Pico da Serra.

O CDS considera que podem ser plantados mais carvalhos, já que são considerados espécies que não só resistem ao fogo como também contribuem para travar o avanço das chamas em caso de incêndios florestais.

A criação de hortas biológicas são também um potencial económico a explorar.

Os candidatos visitaram também a Torre de Controlo do Pico do Suna, o qual revela sinais de falta de manutenção e apelaram ao aproveitamento de fundos comunitários para a recuperação deste tipo de infraestruturas.

O objetivo da visita foi chamar a atenção das autoridades competentes para o potencial turístico que esta zona oferece, nomeadamente visitas guiadas do pastoreio em forma de passeios pedestres, provas gastronómicas e outras experiências associadas devidamente regulamentadas.

O CDS acha que podem ser criadas condições para que está atividade de pastoreio permita manter uma vegetação limpa durante todo o ano sem ter tantos custos para o Governo Regional.

Por isso defende parcerias públicas privadas e associativismo uma vez que artigos relacionados com o pastoreio podem vir a constituir-se como um produto turístico diferenciado comercializando tapetes, barretes de lá de ovelha, queijo de ovelha regional, etc..