CDU denunciou “abandono” dos bairros sociais de Câmara de Lobos

A CDU denunciou, numa iniciativa realizada no passado sábado, o “esquecimento” a que estão votados os bairros sociais de Câmara de Lobos.

O Bairro da Palmeira é, para a CDU, “o exemplo flagrante do abandono e esquecimento em que se encontram os seus habitantes, por parte da Câmara Municipal, do Governo Regional e da Investimentos Habitacionais da Madeira”.

A coligação refere que tem denunciado ao longo de vários anos a situação delicada e até perigosa em que se encontram os edifícios e equipamentos públicos do Bairro. Durante todo este tempo e após várias intervenções junto da Assembleia Municipal e Assembleia Legislativa, por parte dos seus eleitos e activistas, a única coisa que sobra “é um rol de promessas por cumprir da parte dos governantes e responsáveis pelos bairros sociais de Câmara de Lobos”.

A CDU alertou para o caso de diversos muros de suporte de terras que ameaçam ruir a qualquer momento, de fachadas e caleiras com fendas cada vez maiores, as coberturas dos prédios em amianto, o saneamento básico dos fogos com “problemas gravíssimos”, entre outras situações.

“Propusemos a criação de hortas sociais nos espaços adjacentes ao bairro. A proposta apresentada por nós não foi aprovada porque esse projecto, segundo a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, já estaria contemplado por parte da IHM. Passados muitos anos, os moradores continuam à espera”, queixam-se.

“As pessoas que aqui vivem sentem-se enganadas, abandonadas, esquecidas. Exigem que sejam tratadas com a dignidade que merecem porque cumprem com os seus deveres. As populações exigem respeito e que os governantes deixem de mentir e cumpram com a promessa de reabilitação do bairro”, diz a CDU.