Publicidade: Banana da Madeira – Fruta com Sabor, Qualidade e Segurança Alimentar

Num mercado cada vez mais competitivo, em particular no que concerne aos produtos frutícolas, os produtores e as empresas do sector procuram responder às novas exigências ao nível da qualidade e da segurança alimentar.

O sector da Banana da Madeira acompanha esta realidade. Ao momento encontram-se em fase de implementação duas das mais importantes e exigentes certificações à Banana da Madeira:

  • O Referencial GLOBALG.A.P.
  • A Certificação de Segurança Alimentar: NORMA ISO 22000

O GLOBALG.A.P. é a referência nos sistemas de Boas Práticas Agrícolas (BPA), cuja certificação abrange todas as etapas da produção. A adoção deste referencial no sector da Banana da Madeira visa certificar a produção, desde as explorações agrícolas até à sua comercialização, através de um sistema integrado de garantia do produto.

Esta certificação implica o cumprimento de medidas ao nível da gestão dos bananais, melhorando a sua organização interna, da saúde e bem-estar, da segurança e higiene alimentar, do respeito pelo meio ambiente e conservação da biodiversidade, e da rastreabilidade, garantindo assim a toda a qualidade e segurança ao produto Banana da Madeira.

A aplicação dos princípios do Sistema GLOBALG.A.P na produção da Banana da Madeira assenta assim nos seguintes critérios:

  • Segurança Alimentar;
  • Proteção do Ambiente: Boas Práticas Agrícolas de Proteção Ambiental, de forma a minimizar os impactos negativos da Produção Agrícola no Ambiente;
  • Condições de Saúde, Higiene e Segurança dos Trabalhadores.

 A Gesba – Empresa de Gestão do Sector da banana, Lda. está a apoiar, a nível técnico, os produtores nesta certificação.

O Centro de Investigação e Experimentação da Banana da Madeira, que será construído, através da requalificação do atual centro de Bananicultura do Lugar de Baixo, incluirá, entre as suas muitas valências em torno da valorização do produto, o apoio técnico e científico na aplicação do referencial Global G.A.P. e na Certificação da Segurança Alimentar, com a aplicação da certificação de Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar: NORMA ISO 22000.

Com a norma ISO 22000, a Gesba assume um compromisso para com a saúde pública, garantindo aos consumidores a qualidade e a segurança alimentar da Banana da Madeira.

O modelo de gestão de segurança alimentar estabelecido pela norma ISO 22000 especifica um conjunto de requisitos, reconhecidos como essenciais, que permitem assegurar a segurança do produto Banana da Madeira ao longo de toda a cadeia alimentar, até ao consumidor final.

A implementação deste sistema contribuirá para:

  • Transmitir maior confiança aos consumidores de Banana da Madeira, reforçando a sua imagem, qualidade e notoriedade no mercado;
  • Melhorar a satisfação dos clientes e dos consumidores;
  • Comunicar com maior eficácia a segurança alimentar da nossa fruta;
  • Assegurar a conformidade de todas as etapas do processamento da Banana, com a sua política declarada sobre segurança alimentar;
  • Gerir com maior eficácia os recursos internos;
  • Reduzir os custos de em função da melhoria da eficiência do sistema de gestão implementado;
  • Aceder a novos mercados.