Medicina Desportiva em discussão em Machico a 15 de Julho no II Simpósio

O segundo simpósio de Medicina Desportiva de Machico realiza-se no Fórum Machico no próximo dia 15 de Julho, entre as 9 e as 18 horas. No mesmo participam José Neto, docente universitário, com a prelecção “A importância do exercício e da actividade física na promoção da saúde”;

Carolina Abreu e Carolina Caldeira, respectivamente, nutricionista e fisioterapeuta, deverão abordar de seguida assuntos como a promoção da alimentação saudável em idade escolar e a prevenção de lesões, havendo depois lugar a testemunhos dos próprios alunos, sobre os seus hábitos e práticas. Carla Fernandes, educadora para a Saúde, falará sobre o tema da obesidade infantil e João Bosco Castro, médico dentista, abordará a temática da medicina dentária versus sucesso desportivo.

Hugo Araújo e Sofia Freitas, fisioterapeutas, falarão sobre a prevenção das lesões desportivas e o treino de estabilidade, Raquel Andrade, médica da especialidade de Medicina Interna, abordará o excesso de treino e a necessidade de saber quando parar, José Carlos Noronha, médico da selecção de futebol, versará o assunto da “rotura do ligamento cruzado na criança e no adolescente” e Sandro Freitas, investigador do Benfica, falará sobre “as roturas musculares do hamstring”. O ortopedista Horácio Sousa finalizará o seminário comentando “lesões na traumatologia desportiva”. Segue-se, pelas 17h40, um período de discussão.