Devoção madeirense a Nossa Senhora do Carmo 

Igreja do Rochão na freguesia da Camacha.

*Com Sílvio Mendes
A 16 de julho a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora do Carmo.
Em 1960 quando foram constituídas novas paróquias na Diocese do Funchal a duas delas foi atribuída Nossa Senhora do Carmo como padroeira: uma situada em Câmara de Lobos e outra na Camacha (sítio do Rochão).
Também uma das igrejas mais conhecidas do Funchal é dedicada a Nossa Senhora do Carmo onde há um núcleo de sacerdotes da Ordem Carmelita que têm no sacramento da Reconciliação (Confissão) a sua principal atividade.
É na Igreja do Carmo que vai ser celebrada a festa no domingo 16 de julho às 18h30 seguida de procissão.
Entretanto estão a decorrer as novenas de preparação com recitação do terço às 18 horas e Eucaristia às 18h30 com homilias proferidas pelo Padre Manuel Ornelas (da Congregação dos padres Vicentinos).
Na igreja do Rochão, freguesia da Camacha, a festa de Nossa Senhora do Carmo será celebrada no domingo 16 de julho com início às 16 horas. Na véspera a missa terá início pelas 20h30.
Naquele fim de semana haverá animação com atuações de diversos artista, sendo de referir que no dia 16 às 20 horas no programa Músicas do Arco da Velha será feita a apresentação do disco de Cecília Teixeira com o título «Aniversário de casamento».
Na paróquia do Carmo, Câmara de Lobos também irá ser realizada a respetiva festa no domingo, dia 16 deste mês.
Foi no século XII que se iniciou a devoção a Nossa Senhora do Carmo através de um grupo de ermitas que havia sido formado no monte Carmelo, na Palestina. Tinham um estilo de vida simples e pobre tendo a devoção de imediato se propagado a outras zonas do mundo.
O significado da palavra Carmo é jardim.