Campanha de sensibilização para a temática dos óleos tem fins solidários

oleoes CMF A julho de 2017
O protocolo com fins solidários foi assinado na manhã de hoje.

Margarida Silva e Diana Ferraz (texto)

 

A Cidade do Funchal, em conjunto com a empresa Óleotorres e o Grupo Sousa, assinaram esta manhã um protocolo que tem como objetivo sensibilizar a população para a temática dos óleos alimentares utilizados. Esta campanha decorrerá entre 1 de julho e 30 de setembro de 2017.

Segundo o representante do Grupo Sousa, Duarte Rodrigues, ‘’nós temos sempre, dentro das nossas possibilidades, ajudado diversas inciativas, nomeadamente, no âmbito social e temos que enaltecer o trabalho e a finalidade desta iniciativa, acima de tudo porque visa apoiar crianças que necessitam’’.

Durante o período desta mesma campanha, estarão, pela cidade do Funchal, espalhados cerca de 30 oleões públicos, disponibilizados pela Câmara Municipal do Funchal, que servirão para depositar o óleo alimentar utilizado. A quantidade de óleos retraídos será convertida num apoio financeiro que depois será atribuído à Fundação Cecília Zino, instituição esta que apoia crianças ‘’que foram retiradas às famílias por ordem do tribunal’’, sublinha Irmã Maria Fátima, Diretora da instituição. A esta iniciativa juntaram-se ainda unidades hoteleiras como Porto Bay e Grupo Pestana e ainda o Centro Comercial La Vie.

Representada por André Ferreira, a empresa Óleotorres, afirma que ‘’pegamos nesta ideia e fomos muito dinâmicos. A Câmara do Funchal é já conhecida por abraçar inúmeros projetos e no que toca aos que são de cariz ambiental ‘’é um exemplo que se deve seguir a nível nacional e a nível mundial’’.

Idalina Perestrelo, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, reafirma que esta é uma campanha que conjuga ‘’a causa ambiental à causa social’’. Acrescenta ainda que todos os óleos que venham a ser depositados ‘’serão encaminhados para reciclagem’’.