AJEMed Madeira apoia iniciativa jovem para melhorar a qualidade de vida dos prematuros

A AJEMed Madeira está a apoiar um projecto pioneiro na RAM iniciado por um grupo de jovens, que pretende melhorar as condições de vida logo à nascença dos bebés prematuros. O projecto chama-se: “Amiguinhos da Incubadora”, e consiste na confecção de polvos em crochet com material 100% algodão, para “doar ao Hospital Dr. Nélio Mendonça para poderem ajudar os bebés prematuros”.

Desde o projecto original, a ideia é que os polvinhos não sejam comercializados, mas sim feitos e distribuídos de forma voluntária. Estes polvos têm ajudado bebés prematuros a sentirem-se mais seguros e confortáveis em maternidades por todo o mundo, assegura a AJEMed Madeira.

Segundo se verificou na Dinamarca (país onde se iniciou este projecto), quando o recém-nascido está dentro da barriga, ele brinca com o cordão umbilical, que se parece com os tentáculos do polvo, e apoia-se na parede uterina, que se assemelha à cabeça do brinquedo.

“Os pequenos ainda arrancam menos os fios de equipamentos de monitorização e a sonda de alimentação quando estão acolhidos pelos bichinhos, o que é muito comum acontecer com bebés internados. Também é observada uma recuperação mais rápida das crianças. Há realmente uma melhoria na estabilidade da frequência cardíaca e na respiração dos prematuros e eles ganham peso mais rápido também.Embora ainda não exista estudo científico publicado sobre o assunto, os benefícios dos polvos são inegáveis. É possível comprovar a eficácia do polvo de croché através do que chamamos de estudo observacional, em que médicos ao redor do mundo têm-nos relatado as suas observações também positivas”, refere um comunicado.

A AJEMed Madeira, já possui autorização da Secretaria Regional da Saúde, para ser entidade reconhecida para a recolha, verificando se os polvos cumprem todos os padrões de qualidade e segurança e podem ser entregues ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Segundo Sofia Figueira, responsável pelo projecto, “somos jovens e queremos desenvolver um projecto de interesse comum e social. Posteriormente, o objectivo é fazer workshops em Casas do Povo, Centros Comunitários, IPSS, ou com grupos de pessoas que pretendam aprender e serem voluntárias neste projecto.”

Neste momento está a decorrer uma campanha para a recolha de donativos e lãs 100% algodão numa campanha de crowndfunding, para que posteriormente comece a recolha de voluntários para a confecção dos polvos de crochet.

Campanha Crowndfunding: https://ppl.com .pt/pt/prj/amiguinhos-da-encub adora

Página oficial do projecto no facebook: https://www.facebook .com/amiguinhosdeincubadorapol vosdecrochetram/