Obras começam na Rua do Bom Jesus em Julho

*Com Rui Marote
A Câmara Municipal do Funchal lança agora a empreitada para o troço da Rua do Bom Jesus que encerra ao trânsito, aproveitando o encerramento para férias da Escola Secundária Francisco Franco.
Naquela artéria fulcral da cidade do Funchal será instalada uma nova rede de água, novas bocas de incêndio, e proceder-se-á ao lançamento de tubagens para electricidade, telefones, TV Cabo e estrutura de rede de escoamento de águas pluviais.
Uma vez concluídas estas obras subterrâneas, a rua deixará de ser de asfalto, para voltar a ser de paralelepípedos de basalto. Pelo menos, é essa a intenção da autarquia, que, com o tempo, conforme apurámos, se estenderá também à Rua João de Deus, onde se encontra a Escola Francisco Franco.
Os paralelepípedos originais da rua também se encontram escondidos debaixo da remendada camada de asfalto; só que a mesma agora será retirada para deixá-los à mostra. O Executivo de Paulo Cafôfo entende que são mais bonitos e, apesar do ruído que os automóveis fazem ao circular por cima deles e do maior desconforto para os condutores, reflectem características da antiga cidade do Funchal que interessa preservar.
A Câmara desde há muito tinha projectado estas obras, só as concretizando agora devido ao término das obras da Ribeira de Santa Luzia.
Prevê-se que esses trabalhos na Rua do Bom Jesus estejam concluídos só lá para Outubro.