Cristina Nascimento e Roberto Prioste vencem corrida Pico dos Barcelos/São Roque

Foto DR.

Mais de duas centenas de atletas, dos 18 aos 70 anos, juntaram-se ontem de manhã em São Roque para a tradicional prova anual desta freguesia funchalense: a XVIII São Roque -Pico dos Barcelos -São Roque.

Cristina Nascimento, da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, e Roberto Prioste (Grupo Desportivo Estreito), foram os mais rápidos a correr os 10.500 metros, numa prova que contou com a organização conjunta da Junta de Freguesia de São Roque e da Associação de Atletismo da Madeira.

Com 220 atletas à partida, a corrida arrancou às nove horas, junto à sede daquele organismo autárquico, levando os participantes até ao Pico dos Barcelos antes do regresso à Praceta do Encontro.

O tradicional evento, que este ano contou com a animação de uma aula de zumba, protagonizada pelo clube Azinhaga, que deu um colorido especial à prova.

“Este evento enquadra-se na nossa politica de chamar mais pessoas para a freguesia, contribuindo desta forma para o comércio local e consequentemente para a economia através da promoção da freguesia”, explicou o presidente da junta de São Roque, Pedro Gomes, acrescentando que a prova de atletismo tem tido um impacto positivo no fomento da actividade desportiva.

É, continuou o autarca, um contributo importante para a saúde da população, já que incentiva a prática desportiva.

“Motivadas por esta prova, muitas pessoas acabam por praticar desporto de uma forma mais continuada”, disse, lembrando, porque não é de mais lembrar, os benefícios do desporto: melhor saúde, mais qualidade de vida e aumento do bem-estar.

“Existe uma preocupação em promover o desporto principalmente junto das camadas mais jovens, pois é uma ocupação dos tempos livres que é saudável saúde, trazendo, do ponto de vista social, um maior equilíbrio aos atletas e consequentemente à família destes”, afirmou Pedro Gomes.

Com a animação musical a cargo de Magno Freitas, a entrega de prémios contou com a presença da Associação de Atletismo da Madeira, representantes dos clubes desportivos, Câmara Municipal do Funchal e Junta de Freguesia de São Roque.