Associação de Judo da RAM realizou última prova antes das férias; prepara estágio em Julho com mestre japonês

A Associação de Judo da Região Autónoma da Madeira realizou no passado sábado, dia 24 de Junho, o torneio ‘Dia do Judoca’ que foi a última prova antes das férias, destinada a todos os escalões etários.

Conforme comunicado da referida associação, as provas decorreram no pavilhão da escola Bartolomeu Perestrelo e contou com a participação de atletas do Clube Naval do Funchal, Judo Clube da Madeira, Grupo Desportivo da Apel, Clube Judo Brava, Clube Mar e Serra, Juventude Atlântico e dos estreantes em competição, recém filiados clubes, “Associação Cultural e Desportiva da Quinta Grande” e do “Clube Escola do Estreito”, perfazendo um total de mais de uma centena de atletas.

A manhã iniciou-se com os Benjamins, para atletas até aos dez anos de idade, onde cerca de seis dezenas de pequenos judocas encheram o “tatami” e demonstraram todas as suas habilidades.

Seguiram-se os restantes escalões etários, destacando-se o Clube Naval do Funchal que amealhou o maior número de títulos, subindo ao lugar mais alto do pódio com 11 atletas, seguido do Grupo Desportivo da Apel, com 8 medalhas de ouro e fechando o pódio, o Judo Clube da Madeira, com 3 medalhas de ouro, refere um comunicado.

Já nos Açores, a árbitra internacional Paula Saldanha foi convocada pela Federação Portuguesa de Judo para o Campeonato Nacional Absoluto, prova do calendário nacional.

No próximo fim de semana realizam-se os exames de graduação para cintos negros, onde se encontram inscritos cerca de uma dezena de atletas que aspiram ascender a cinto negro de 1º Dan ou 2º Dan. Fazem parte da comissão associativa de graduações, César Nicola e Francisco Rodrigues, ambos 5º Dan e Eduardo Costa, 2 º Dan.

Para finalizar a primeira metade da época, a AJRAM, em estreita ligação com a Federação Portuguesa de Judo, organiza um estágio de competição, no fim de semana 15 e 16 de Julho, com a presença do mestre Go Tsunoda, actual seleccionador nacional e treinador de Telma Monteiro para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Será acompanhado pelo presidente da FPJ, Jorge Fernandes.