Eurodeputada quer Europa a intervir mais rápido na situação da Venezuela

claudia monteiro de aguiar
Cláudia Monteiro de Aguiar questiona Europa sobre a crise na Venezuela e a morosidade de reaçao das instituições europeias.

A eurodeputada social democrata madeirense, Claúdia Monteiro de Aguiar, mostra-se insatisfeita com a falta de atuação da Comissão Europeia face à situação de caos na Venezuela, criticando o facto de ter colocado algumas questões, há um ano, e continuar tudo na mesma.

Esta manhã, aquela parlamentar enviou uma carta à vice-presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini, responsável pela política externa, apelando a uma “intervenção mais célere”, sublinhando que a situação na Venezuela “é gravíssima, a falta de alimentos, água e medicamentos tem sido uma tónica constante”, sublinhando ainda que, recentemente, “o Parlamento Europeu aprovou uma moção que exorta as autoridades venezuelanas a respeitarem a decisão da Assembleia Nacional de convocar eleições  democráticas, bem como de solicitar ajuda internacional.

Claúdia Monteiro de Aguiar defende a criação de “um corredor humanitário capaz de levar bens de primeira necessidade, água e medicamentos, a todos os que atravessam uma verdadeira crise humanitária”.

A Venezuela vive, hoje, um clima de grande tensão, com a extensa comunidade madeirense naquele país a sofrer diariamente as consequências da instabilidade, que já provocou alguns regressos à Região.