Sérgio Marques visita amanhã Caminho dos Pretos reaberto

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques visita amanhã, quarta-feira, o Caminho dos Pretos, que abriu à circulação esta semana, após uma longa e profunda intervenção desde Agosto do ano passado.

Esta estrada sobranceira à zona oriental da cidade do Funchal que, dada a sua extensão e componente florestal, foi das mais afetadas pelos incêndios do ano passado, tendo sido realizado um enorme trabalho de colaboração para que esta via pudesse regressar à sua função.

Recorde-se que  o Governo Regional acertou uma parceria com o “Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro”(GIPS) da GNR, nas subespecialidades de busca e resgate na montanha e intervenção em estruturas colapsadas, especializadas em  atuações em sismos ou similares para que estes procedessem à limpeza das encostas daquela via, uma vez que os rocheiros da Direção Regional de Estradas tinham um conjunto de outros taludes para limpar.

Esta intervenção de limpeza da GNR decorreu durante todo o final do ano passado e os dois primeiros meses de 2017.

A queda de pedras de grande dimensão, provocou danos na via e nos muros que a delimitam, tendo sido necessária uma obra de recuperação daquela via.

Ao todo verificou-se intervenção em cerca de metade dos 6 quilómetros de extensão do caminho dos pretos o que pode dar uma ideia dos estragos sofridos.

Além da regularização do pavimento, procedeu-se igualmente à correção e reconstrução de muros, limpeza de vegetação ardida e correção dos sistemas de drenagem.