São João motiva muitas festas populares

No próximo sábado, 24 de junho, será celebrada a  festa de São João Batista.
Juntamente com Cristo e Nossa Senhora, são os únicos santos que a Igreja assinala no dia do seu nascimento. A maioria dos outros santos a festa é celebrada na data em que se comemora a respetiva morte.
João, o Batista é considerado profeta por três religiões: Cristiansmo, Judaismo e Islamismo. Foi o Percursor de Cristo, fazendo a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. Foi ele quem batizou Cristo nas águas do rio Jordão.
Em redor da sua festa há muitas tradições que incluem as ceias, as bentas (colocação de ramos de alecrim e de louro ao ar livre para que na manhã do dia do santo são abençoadas), as sortes (diversas atividades relacionadas com a adivinhação do futuro) e as fogueiras que são ateadas na véspera da festa e saltadas em ambiente de muita animação.
Na Madeira, São João Batista é festejado nas quatro paróquias de que é padroeiro: Fajã da Ovelha, Álamos, São João (uma das paróquias da Ribeira Brava) e Atouguia e nas capelas de São João da Ribeira, no Funchal, no sítio da Terra Batista, situada no Porto da Cruz; capela da Achada do Cedro Gordo, localizada em São Roque do Faial,e na capela de Jesus, Maria, José, situada em Câmara de Lobos.
Também é assinalado nas paróquias de São Martinho, Conceição (Lombada, Ponta do Sol), Rochão (Camacha) e no bairro de São Gonçalo. São João Batista também motiva festas populares em muitas localidades da Madeira e Porto Santo com  destaque para as marchas populares que levam a alegria a milhares de pessoas das mais diversas idades.

Campanário

No Campanário este santo é festejado na capela que o tem como padroeiro e também com a «missa do barqueiro» na igreja, seguida da descida ao Calhau da Lapa dos símbolos do Espírito Santo transportados pelos três festeiros, acompanhados das meninas «saloias», dos tocadores e do pároco, aos quais se juntam também os populares.
Chegado ao calhau, o Espírito Santo começa por fazer a visita às cerca de vinte grutas ali existentes e que serviam de abrigo aos pescadores, Depois é celebrada a missa campal e há o almoço e o convívio que se prolonga pela tarde..

Porto Santo

São João Batista é o padroeiro da Ilha do Porto Santo, sendo a sua festa motivo para a realização de marchas populares e arraial.
No dia 24 de junho é celebrada missa na igreja de Nossa Senhora da Piedade, no centro da ilha, seguida de procissão até à Praça do Barqueiro.

Atouguia
Situada na freguesia da Calheta a paróquia do Atouguia, fundada em 1960, tem como padroeiro São João Baptista.
A festa vai realizar-se no sábado 24 de junho  e a missa principiará pelas 16 horas.
Na véspera às 20 horas será celebrada missa. Naqueles dois dias haverá o tradicional arraial madeirense naquela localidade.

São Martinho

Na continuidade de uma tradição com muitos anos a paróquia de São Martinho vai celebrar a festa de São João Baptista no dia 24 de junho.
A missa começará pelas 19 horas. Na sexta-feira, dia 23 a missa da vigília principiará pelas 19 horas.

Fajã da Ovelha
São João Baptista é o padroeiro da paróquia da Fajã da Ovelha. A festa vai decorrer no sábado 24 de junho.
Terá início às 15 horas com Eucaristia na igreja da Fajã da Ovelha, seguindo-se a procissão
No dia 23 de Junho a missa da vigília principiará pelas 19 horas.
Haverá arraial sendo a festa custeada por um grupo de senhoras viúvas daquela paróquia madeirense.

Ribeira Brava

Uma das quatro paróquias madeirenses que têm São João Baptista como padroeiro, situa-se na freguesia da Ribeira Brava.
A festa daquela santo vai ter lugar no dia 24 de junho iniciando-se às 16 horas após o que decorrerá a procissão.
Na sexta-feira, 23 de junho às 21 horas principiará a missa da vigília desta festa.
No domingo 25 de junho na igreja paroquial de São João às 17 horas começará a Eucaristia que assinalará a solenidade do Santíssimo Sacramento.
Haverá arraial em todos estes dias.

Álamios

A paróquia dos Álamos, situada na freguesia de Santo António – Funchal – vai celebrar a festa de São João Baptista, o seu padroeiro.
Será no domingo 25 de junho iniciando-se a Eucaristia às 17 horas.
No sábado, 24,  a missa da vigília principiará pelas 20 horas.
Às 13 horas haverá as romagens com as ofertas dos diversos sítios sendo acompanhadas pela Banda Filarmónica de Santo António.
Após a novena e missa cerca das 21 horas realizar-se-á o desfile de marchas populares com os centros do Galeão, Sagrada Família e Banda de Santo António.
Haverá o típico arraial madeirense.
As novenas de preparação para a festa de São João Baptista estão a decorrer na igreja dos Álamos e são celebradas às 20 horas.

Lombada (Ponta do Sol)

Na Lombada, Ponta do Sol a festa de São João vai decorrer no dia 24 de junho às 16 horas seguida de procissão. Na véspera após a novenas que se iniciará às 20 horas haverá marchas populares.
No sábado a partir das 18 hoars haverá animação com o espetáculo «Madeira em Festa» com humor pelos grupos «Nicolas, Magricela e Companhia» e «Só Rir» e canções.com João Luís Mendonça, cantor internacional madeirense e grupo de música tradiconal «5 p´ra 6».

São João da Ribeira

Na capela de São João da Ribeira, no Funchal, às 20 horas, estão a decorrer as novenas de preparação para a festa daquele santo que será celebrada no sábado com início às 18 horas.
Serão dois dias da muita animação assinalando um santo popular.