João Paulo Marques critica a CMF, afirmando que metade das bocas de incêndio do Monte não funciona

O deputado social-democrata João Paulo Marques veio denunciar, hoje, a falta de manutenção, por parte da Câmara Municipal do Funchal, das bocas de incêndio na freguesia do Monte, numa altura em que se aproxima a época mais propícia à propagação de incêndios.

“Iniciou-se ontem aquele que é o período crítico para ocorrência de incêndios na Região. Também, por isso, entrou em vigor o Plano Operacional de combate aos incêndios, através do qual as serras da Madeira passarão a estar sob a vigilância de cerca de 200 operacionais”, referiu o parlamentar.

Numa conferência de imprensa no Caminho das Babosas, o deputado lembrou que aquela foi uma das zonas mais afectadas pelos incêndios de 2016, tendo esta deslocação servido também para ouvir as preocupações das pessoas que ali residem. Os social-democratas aproveitaram para conhecer no terreno qual foi o trabalho de prevenção realizado pela CMF desde Agosto de 2016.

“Infelizmente, o que as pessoas nos dizem é que em matéria de preparação e prevenção de incêndios está tudo por fazer”, adiantou, sublinhando que, “apesar de existirem muitas falhas por parte da Câmara nessa área, a grande preocupação de quem vive na freguesia do Monte prende-se com os pontos de abastecimento de água, ou seja, com as bocas de incêndio”.

“O que podemos ver no terreno e o que nos transmitiram as pessoas é que mais de 50% das bocas de incêndio no Monte estão danificadas ou então simplesmente não funcionam”, acrescentou.

O deputado salienta que esta não é uma situação nova para a Câmara, uma vez que, já nos incêndios de 2016, a falta de água nas bocas de incêndio dificultou o combate ao fogo e já nessa altura as pessoas denunciaram essa situação.

“Passado um ano e com a época crítica de incêndios a começar, ninguém percebe como é que a Câmara não fez o levantamento e um reforço dos pontos de água nas zonas críticas, ninguém percebe como é que as bocas de incêndio continuam exactamente como estavam em 2016”, salientou.

Nesse sentido, João Paulo Marques lembrou ao edil funchalense que o combate aos incêndios começa na prevenção, “na limpeza de terrenos que a Câmara não limpou e na manutenção das bocas de incêndio que a Câmara não fez”.