São João festejado na Lombada, Ponta do Sol


Situada na freguesia da Ponta do Sol a paróquia da Conceição tem a sua sede na antiga capela do Espírito Santo edificada no sítio da Lombada, um templo que foi construída no século XVIII e sofreu obras de remodelação no século XX.
É de destacar  algumas pinturas barrocas e telas emolduradas a talha dourada nos tetos da nave. Foi mandada construir  por João Esmeraldo, um flamengo que se sediou na Madeira para se dedicar ao comércio do açúcar. A capela do Espírito Santo foi ampliada e reedificada no século XVIII e está classificada como Monumento de Interesse público.
É nesse local que vai realizar-se a festa de São João Baptista, um santo que é também muito popular naquela localidade. Será nos dias 23 e 24 de junho com marchas no dia 23 e a festa litúrgica no dia 24, seguida da procissão e do espetáculo de variedades «Madeira em Festa», um evento das Produções João Luís Mendonça, que ao longo dos anos já atuou em todas as freguesias da Madeira assim como no Canadá e na África do Sul com um grupo diversificado de artistas madeirenses na área musical e do humor.
Deste modo estão reunidas as condições para muita animação na Lombada, Ponta do Sol na celebração de um dos três santos populares.