Governo já limpou 10 hectares e meios aéreos de combate a incêndios aguardam resultado do relatório

Rubina POCIF
Rubina Leal marcou presença no início do Plano de Combate aos Incêndios na Região.

Hoje, no arranque do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais – 2017 na Madeira, a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, disse aguardar o relatório das avaliações feitas relativamente ao combate aéreo a incêndios, desenvolvido recentemente na Região, para poder ter uma posição sobre a utilização desses meios.

Quanto ao Plano que hoje teve início e que se prolonga até 15 de outubro, Rubina Leal disse haver duas equipas que já estão, em permanência 24 horas, no patrulhamento das serras da Madeira, no sentido de serem detetados quaisquer fogos e, a tempo, haver a possibilidade de intervenção.
A governante diz que o plano envolve todas as corporações, referindo que a intervenção torna-se muito importante dado o número de ignições que já ocorreram este ano e cujas proporções podem ser maiores com o aparecimento do verão.
O POCIF existe há três anos, envolvendo, este ano, 180 operacionais, desde bombeiros, GNR e exército.
Nesta iniciativa, Rubina Leal revelou ainda que cerca de 10 hectares de terreno já foram limpos nas serras. “A limpeza é importante, a prevenção e avigilância são fundamentais. Estamos a dotar as corporações de meios e temos que estar alertas e atenção às queimadas”.