Festival Raízes do Atlântico principia hoje com ‘Banda d’Além’ e ‘Criatura’

Criatura (foto DR)

Principia hoje, na Quinta Magnólia, o Festival Raízes do Atlântico, um dos mais conhecidos festivais regionais de música, que se continua também durante os próximos dois dias. Hoje actuarão os conhecidíssimos Banda d’Além, grupo dinamizado pelo não menos conhecido Mário André Rosado, mas que conta com múltiplos outros não menos activos e credíveis músicos, e que executa desde já há longa data uma recuperação e fusão da música tradicional madeirense, dando ao mesmo tempo largas à sua própria criatividade.

As actuações principiam a partir das 20 horas.

Outro grupo que actuará de seguida é o agrupamento português “Criatura”, que agrupa onze músicos em torno de um projecto que assume como “não apenas uma banda”, mas também “uma congregação de ideias, sabores antigos e sabores do futuro e, principalmente, um trabalho feito de amor à Terra”.

Banda d’Além

Este grupo já lançou um disco e, no último ano, tem conquistado salas e palcos pelo país fora, refere a organização do festival, que salienta que a imprensa saúda este grupo como “uma das mais promissoras referências no espectro da reinvenção da música tradicional portuguesa”.

Para os apreciadores destes géneros musicais e daqueles que apreciam o domínio dos instrumentos tradicionais aliado às novas inspirações, este festival tem, como sempre, muito para oferecer.