Vânia Fernandes convidada especial no Dia das Expressões da Escola dos Louros

Foto DR

Com os olhos postos no futuro e o coração preenchido por muitas memórias e afetos. Assim se cumpriu esta manhã a festa do Dia das Expressões na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros. Foi o culminar de um ano letivo preenchido por experiências e aprendizagens. Dedicado a “Uma viagem para o amanhã…”,  o evento assinalou o encerramento do ano letivo.
O espetáculo de música, cor e movimento, preparado pelos docentes do Departamento das Expressões, deu palco à alegria e ao talento de largas dezenas de alunos dos 2º e 3º Ciclos, através das disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Física e Educação Musical, em colaboração com os clubes de Dança e Karaoke.

Foto DR

Durante mais de duas horas, no campo polidesportivo daquele estabelecimento de ensino do Funchal mostrou-se o que de melhor se realizou ao longo dos últimos meses de trabalho em equipa, em exercício de cidadania, em homenagem à criatividade e em compromisso para com a missão da escola – “Aprender na diversidade, educar na solidariedade”-, conforme fez questão de frisar a presidente do Conselho Executivo, Gilberta Camacho.
Os alunos Bernardo Batista, Nelson Ferreira e José Luís Pestana, representantes dos Louros em certames musicais da Região, foram os merecidos cabeça de cartaz deste evento, na interpretação de canções e na mestria do acordeão.

Foto DR

Para além dos talentos da casa, o evento contou com a participação de artistas convidados, uns de palmo e meio, outros bem conceituados, como a cantora Vânia Fernandes que, com a sua simpatia e carisma, conquistou o público.
A voz de “Senhora do Mar” cantou e encantou a plateia, comprovando que a música é uma linguagem universal capaz de unir gerações. Ninguém ficou indiferente à energia e alegria de uma das intérpretes mais acarinhadas do panorama musical português. Dona de uma voz e personalidade marcantes, a madeirense Vânia Fernandes conseguiu arrebatar miúdos e graúdos – que o digam alguns dos utentes convidados do Lar da Bela Vista – na dança e nos aplausos.

Foto DR

Artistas de destaque neste espetáculo foram também os alunos de Dança e Teatro do Conservatório – Escola das Artes da Madeira. Atuações de dança contemporânea e dramática mostraram o trabalho realizado ao longo dos 1º e 2º anos de uma oferta formativa, na área artística, que permite equivalência ao 12º ano.
O Grupo “Ginga Capoeira” esteve também presente com timbres e movimentos de uma expressão que mistura dança com artes marciais, numa homenagem a um passado e cultura brasileiros.

Foto DR

A escola EB1 Professor Eleutério de Aguiar associou-se à festa, revelando que em palco os mais novos “brincam a sério”.
O evento, que culminou com a entrega de certificados aos alunos finalistas de 9º ano e dos cursos EFA, contou com a presença de Nadine Mota, em representação da Secretaria Regional da Educação, e do Presidente da Junta de Santa Maria Maior, além de outras individualidades.