Simulação de alta fidelidade em acção formativa realizada no Centro de Saúde de Machico

O Centro de Simulação Clínica da Madeira promoveu, no dia 13 de Junho, formação com recurso à simulação de alta fidelidade no Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Machico, numa acção destinada a médicos e enfermeiros daquela unidade de saúde.

Com o inicio desta formação, arranca para o terreno mais um ciclo de actividades formativas promovidas pelos profissionais afectos ao Centro de Simulação Clínica da Madeira (médicos e enfermeiros). O objectivo declarado é alargar esta iniciativa a todos os centros de saúde com Serviço de Atendimento Urgente, refere uma nota de imprensa.

Esta simulação decorreu no Serviço de Urgência do Centro de Saúde de Machico, e contou com a participação de 24 profissionais de saúde, médicos e enfermeiros. Nesta actividade formativa, foram treinadas respostas clínicas na área de Insuficiência Respiratória Aguda.

A iniciativa, refere o comunicado, foi bem acolhida pelos participantes e contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Em 2015, esta mesma equipa foi responsável por um ciclo formativo na área do trauma nos vários centros de saúde com serviço de urgência, trabalho esse que foi premiado no ano seguinte (2016) pela Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde, realça o SESARAM.

O Centro de Simulação Clínica da Madeira tem como objectivo  treinar, educar, formar e diferenciar os profissionais de saúde através da simulação.