Santo António entra hoje em festa

Começam hoje as festas de Santo António. É o lado mais festeiro das celebrações, já a chamar a época dos arraiais e as noites de verão.

A freguesia mais populosa do Funchal aposta num programa musical de peso, que terá o seu ponto alto no tradicional desfile de marchas populares, a 12 de junho, véspera do santo padroeiro.

Os promotores esperam entre 15 a 20 mil visitantes ao longo dos setes dias de evento, movimento com impacto na economia da localidade.

Embora sem estudos formais, é dado certo que as Festas de Santo António são um momento esperado por bares e restaurantes e todos querem faturar.

“Só para comprovar a grande procura, tivemos este ano 25 candidatos para os 8 espaços de comes e bebes”, revelou Rui Santos.

Ao FN, o presidente da Junta de Freguesia mostrou-se satisfeito com o crescimento das festas como cartaz cultural e musical. “O sucesso reside no trabalho de equipa de todos os elementos da Junta e na abertura do evento a toda a Região”.

O desfile das marchas atinge este ano a sua 20ª edição. Cerca de 620 participantes, distribuídos por 12 grupos de várias freguesias, incluindo a Associação Geringonça, dão corpo à tradição popular associada a Santo António. Haverá prémios para as melhores prestações.

A partir das 21 horas de hoje, o programa oferece noite seguidas de espetáculo musical a cargo de artistas regionais. Santo António estará a dar música até ao próximo dia 13, fechando as festas com a atuação do lendário agrupamento Galáxia.