UMa promove intervenção cultural em espaços públicos

Os alunos do mestrado em Gestão Cultural da Universidade da Madeira, no âmbito da unidade curricular de Gestão Cultural da Literatura, lecionada pela professora Teresa Nascimento, estão a implementar um projeto de intervenção cultural em diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira.

O projeto, tendo como matriz principal a arte urbana e a literatura, materializa-se através do diálogo entre estas duas formas de expressão. Citações de diversos autores harmonizam-se com o espaço da sua inscrição – paredes e muros em espaço público – para a divulgação do património literário e a revitalização da imagem edificada dos concelhos.

Foram contactadas as Câmaras Municipais, a APRAM, a Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste e o Tecnopolo.

Até ao final de maio de 2017, seis concelhos, a APRAM e o Tecnopolo, tinham aprovado o projeto e oferecido apoio para a aquisição de tintas e de material necessário à intervenção.

É de realçar o modo como diversos artistas quiseram abraçar a ideia, unindo esforços para a sua concretização. Neste momento, encontra-se concluída a intervenção no concelho da Calheta que contou com a colaboração de Daniel Jardim, Júlia Maurício e Paulo Ladeira.