Marinha põe a “mobília” toda nas Selvagens e prepara visita do ministro da Defesa

 

Rui Marote

Está confirmada a presença do ministro da Defesa  a 7 de Julho nas ilhas Selvagens, para visitar as obras em curso da Polícia Marítima naquelas ilhas.
António Costa, primeiro-ministro, poderá deslocar-se também às Selvagens, respondendo ao repto lançado por Marcelo Rebelo de Sousa aquando da sua última visita: recorde-se que o chefe de Estado enviou-lhe um postal do posto de correio ali instalado.

Se António Costa acompanhar o ministro da Defesa, será a primeira vez que um um chefe de Governo o faz. Recordamos que aquelas ilhas foram visitadas pelos presidentes das República Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e, mais recentemente, Marcelo Rebelo de Sousa.
As Selvagens, que estiveram praticamente abandonadas séculos, nos últimos anos vêm  sendo cobiçadas pelos nossos vizinhos espanhóis. A cobiça deve-se provavelmente à certeza do chamado “ouro negro” – o petróleo – por baixo dos fundos marinhos.
As Canárias já iniciaram uma serie de furos para detecção do precioso líquido, não para exploração mas para apurar, previamente, o potencial de riqueza petrolífera, nas suas águas arquipelágicas.


Os canários tem-se oposto  a essas pesquisas, mas o governo espanhol autorizou  esses testes.
O governo português viu-se ameaçado, uma vez que a Espanha considerava as Selvagens como seu território.
Os vigilantes do Parque Natural instalaram-se e nos últimos dois anos a Polícia Marítima instalou-se de armas e bagagens na Selvagem Grande, patrulhando aquelas águas. Uma série de meios e instalações em terra  fizeram que a Marinha  pusesse a “mobília” em força naquelas longínquas ilhas.
Neste momento decorre na baía do Funchal uma serie de testes, como noticiámos, de um barco anfíbio, que ainda este mês irá para as Selvagens, facilitando a entrada e saída na rampa pelos seus próprios meios, mantendo em segurança a embarcação em caso de mau tempo e permitindo retirá-la rapidamente da água em caso urgente.