CMF realiza sessão temática sobre mobilidade urbana

Segundo uma informação da presidência da CMF, a Câmara  funchalense dinamiza amanhã no Teatro Municipal mais uma das sessões temáticas sobre a cidade, denominadas “Projectar o Futuro”, desta feita sobre Mobilidade Urbana, antecedendo o período de discussão pública do novo Plano Director Municipal do Funchal, que se realizará nos próximos meses.

Nesta fase, refere-se, o que a autarquia liderada por Paulo Cafôfo decidiu foi antecipar este processo com um ciclo de cinco conferências, que vão abordar temas estruturantes para a cidade, no âmbito do novo PDM, “com o intuito de investir no esclarecimento da população e de contribuir para uma fase de Discussão Pública ainda mais rica e bem preparada. A primeira conferência já teve lugar, de resto, no passado dia 23 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias, e teve como tema a Reabilitação Urbana, com casa cheia. Seguem-se agora a Mobilidade e, depois, a Sustentabilidade, o Planeamento e o Turismo, nas próximas semanas”.

Antes de se iniciar esta discussão pública do novo PDM, a CMF entendeu como essencial desencadear um conjunto de sessões temáticas que abrangessem vários domínios fundamentais para a cidade, incidindo directamente sobre o seu modelo de ordenamento territorial e contribuindo para qualificar um debate que se quer estruturante para projectar o futuro do Funchal. Este ciclo de conferências visa, por isso, incentivar a participação da população e possibilitar uma reflexão sustentada sobre a cidade em torno de problemáticas absolutamente actuais, bem como do impacto destes domínios sobre a qualidade de vida da população, preparando o caminho para a etapa mais objectiva e decisiva, que será a da discussão pública do novo PDM.

A edilidade lança, por isso, o repto a todos os funchalenses e a todos aqueles que têm uma ligação à cidade para que contribuam para esta discussão e para o conteúdo final de um documento que vai marcar o Funchal da próxima década.