Madeira Film Festival vai proporcionar a partir de Junho cinema “diferente”; Jacques Costeau é o tema do primeiro filme

A organização do Madeira Film Festival quer proporcionar “cinema deliberadamente diferente” aos funchalenses a partir de Junho deste ano.

Madeira Film Festival Screenings, é como se denomina a nova oferta cultural de cinema que durante um fim-de-semana todos os meses, estará disponível nas salas Nos Madeira.

“Após uma sexta edição de sucesso, com recorde de audiências, o festival conseguiu firmar a parceria com a NOS Lusomundo Audiovisuais e prepara-se para dinamizar todos os meses a programação de cinema que é oferecida na cidade do Funchal”, refere uma nota à imprensa.

O objectivo destas sessões é aproveitar as parcerias e sinergias criadas ao longo destas seis edições do Madeira Film Festival para organizar um evento de cinema mensal, com a mostra de filmes, realização de palestras, performances musicais e exposições  de acordo com os filmes seleccionados para cada mês, refere Elsa Gouveia, da organização do Festival.

Os filmes são de géneros variados (ficção, animação, documentário, experimental) e serão propositadamente seleccionados para serem apresentados durante o fim-de-semana do MFF Screenings numa das salas dos cinemas NOS Forum Madeira.

O MFF Screenings é uma marca da Creative Madeira, criada com o objectivo de dar a conhecer cinema diferente, alternativo e nalguns casos, independente, exibido mensalmente na cidade.

A equipa de programadores desta nova rubrica é constituída por Duarte Ferreira e Pedro Pão.

Duarte Ferreira trabalhou para a FNAC Portugal como gestor de produto vídeo, organizando campanhas e importação de conteúdos além da gestão de catálogos durante 18 anos. Foi ainda conselheiro artístico e fez parte do comité de selecção de filmes de competição do Lisbon & Estoril Film Festival, além de ter sido o coordenador do MEO canal para o festival. Trabalhou na distribuição de DVD na Leopardo Filmes e é programador do Madeira Film Festival, tendo programado a digressão internacional, MFF On The Road nos Estados Unidos. Possui o Bacharelato em Cinema pelo Conservatoire Libre du Cinema Français, em Paris e é natural do Funchal.

Pedro Pão faz parte da equipa de programação do Madeira Film Festival e é responsável ainda pelas relações com as distribuidoras. Foi coordenador do MEO canal para o festival, tendo sido responsável pelos conteúdos do mesmo. Trabalhou na área da informática, marketing e gestão de redes sociais, sendo ainda responsável pela coordenação dos passatempos do Madeira Film Festival. Representa o Madeira Film Festival em festivais de cinema internacionais como o de Karlovy Vary, colaborando na selecção de conteúdos para as diferentes edições do festival. Possui uma licenciatura em Comunicação, Cultura e Organizações e é Mestre em Estudos Regionais e Locais, tendo publicado artigos científicos em Portugal e no Brasil. Colaborou ainda com algumas webzines em artigos na área da música. É natural do Funchal.

No mês de Junho, nos dias 09 e 10, pelas 21 horas, será exibido o filme “A Odisseia” numa sala de cinema da NOS Forum Madeira. A equipa do MFF Screenings irá sortear bilhetes duplos para estas sessões.

A crítica de cinema sobre este filme pode ser lida no endereço electrónico: http://observador.pt/2016/10/ 12/lodyssee-um-filme-para- contar-a-historia-de-jacques- cousteau/

“A Odisseia” é o novo filme de Jérôme Salle e trata-se de uma aventura baseada nos factos verídicos da vida de um dos maiores exploradores, cientistas, inventores e documentarista do século XX, Jacques-Yves Cousteau.

Em 1948, Jacques Cousteau (Lambert Wilson), a sua mulher (Audrey Tatou) e dois filhos vivem num paraíso, uma magnífica casa com vista para o Mediterrâneo. Apesar disso, Cousteau só consegue pensar em aventuras.

A adaptação do regulador da garrafa de ar comprimido ao mergulho, uma conquista de Cousteau, permitiu-lhe descobrir um novo mundo subaquático. Agora, tudo o que ele quer fazer é explorar esse mesmo mundo e, para tal, está disposto a sacrificar tudo o que até agora, alcançou.

A exploração dos mares e as suas invenções são o foco do filme. Mas a existência de Cousteau não se resumiu à exploração marítima. Foi um homem que cultivou paixões e ódios e é esse lado que o filme “A Odisseia” também destaca.

Em aproximadamente duas horas de filme, o realizador Jérôme Salle mostra como se desenvolveram os momentos mais icónicos da vida de Cousteau.

Produção: Olivier Delbosc, Nathalie Gastaldo, Philippe Godeau, Marc Missonnier

O filme, de 2016, conta como actores com Lambert Wilson, Pierre Niney,  Audrey Tautou, Laurent Lucas, Benjamin Lavernhe, Vincent Heneine, e Thibault de Montalembert.

O trailer pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=unCIKO7-PSQ

 

Recorde-se que a Madeira foi um dos locais escolhidos pelo comandante Jacques-Yves Cousteau para explorar os mares. Em 1956, foi recebido pelo então secretário regional do Turismo, João Borges, e em 1963, Edmund Maul convidou-o para a primeira exploração internacional científica às Ilhas Selvagens.