Centro do Funchal movimenta-se com a Feira do Livro e as Festas da Sé; candidatos à CMF degladiam-se pela imagem

Fotos LR

É uma guerra de atenções e de protagonismos, própria dos períodos pré-eleitorais, mas com toda a legitimidade para desenvolver-se, e que seja o cidadão o juiz final. O centro do Funchal registou hoje singular movimentação de pessoas, de personalidades conhecidas e de animação.

Exactamente ao mesmo tempo que principiava a Feira do Livro do Funchal, e que o edil (e candidato socialista à Câmara Municipal do Funchal nas próximas eleições autárquicas) Paulo Cafôfo enumerava as múltiplas actividades, entre lançamentos de livros, exposições e animação paralela à venda e promoção do livro propriamente dita, a actual candidata pelo PSD à autarquia funchalense, Rubina Leal (e actual secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais) visitava estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes no quarteirão antigo das ruas da Queimada de Cima e de Baixo, Rua do Bispo e Rua de João Tavira, acompanhada pelo secretário-geral do PSD, Rui Abreu, pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e outras personalidades.

Entre mimos e bandas a tocar, quer na zona a montante da Sé, quer na placa central da Avenida Arriaga, o cidadão podia escolher entre a bebida e a gastronomia, conforto do corpo, ou a literatura e as artes, benefício do espírito. As duas actividades decorrerão paralelamente ao longo dos próximos dias, e certamente não são incompatíveis, pelo que o cidadão terá por onde escolher. Até pode saltitar alegremente entre uma e outra, que nada se perde.

A animação, reconheçamos, era assinalável na zona do velho quarteirão perto da catedral. Muita gente ocupava as esplanadas, bebia uma cerveja gelada, provava os petiscos. Os visitantes estrangeiros deixavam-se seduzir e atrair pela música e alarido, enquanto os comerciantes locais se dividiam entre expressar dúvidas sobre os benefícios da iniciativa e manifestar esperanças quanto ao sucesso da mesma. Engalanadas a preceito, as ruas ficam atractivas com a decoração própria de um arraial madeirense.

Do outro lado, na placa central, os socialistas em peso e respectivos simpatizantes marcavam presença. O edil Cafôfo, o vereador Miguel Silva Gouveia, o estratega-chefe de gabinete Miguel Iglésias, o mandatário de Cafôfo para as autárquicas, Danilo Matos, eram visitantes visíveis.

«

Na Feira, fomos encontrar o conhecido escritor e jornalista Fernando Dacosta, visita regular do certame durante os tempos em que o mesmo era organizado pela saudosa Maria Aurora, a lançar um novo livro, perante uma plateia preenchida de interessados. Os mimos intereagiam com as crianças e os passantes e proporcionavam animação de rua. Os stands também se encontravam bem preenchidos de visitantes que procuravam as últimas novidades literárias e não só. Quanto aos livreiros e editores, também eles expressam as suas esperanças de que o certame seja um sucesso.