Prescritores internacionais visitam a Região para conhecer o Rum da Madeira

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM (IVBAM) acolhe, até 21 de maio, um grupo de quatro importantes prescritores, de várias nacionalidades, que se deslocam à Madeira para conhecer o Rum Agrícola da Madeira, uma clara aposta do IVBAM para a internacionalização deste produto.

O grupo é constituído por Peter Holland, escritor, apresentador, formador e consultor para a Indústria de bebidas Espirituosas (Cana de açúcar), para além de ser júri em concursos de bebidas espirituosas. Membro do Conselho de Administração da empresa Team Hollad Limited, no Reino Unido, Vencedor em 2011 do Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year; Thanos Prunarus, fundador e editor da Fine Drinking Magazine e organizador do Athens Rum Fest. Tem um dos melhores bares de rum do mundo – Baba Au Rum bar (também na lista dos 50 melhores do mundo); Nélson Bernardes, com mais de 15 anos de experiência da Indústria de bebidas, foi finalista da World Class Bartender e da Bacardi Legacy, consultor interno de bebidas espirituosas para o grupo Hilton Europa, escreve regularmente e apresenta as suas criações para revistas como a Imbibe, Class, The Cocktail Lovers, Drinks Business, Time Out Shanghai, Nobless, Billionaire, entre outras.

Atualmente, para além de ser Diretor da revista DrinksDiary®, fornece serviços de consultoria de bar e Formação para Bartenders na Europa, com destaque para Portugal continental, Açores e Madeira; Thierry Heins, formado em Engenharia agrónoma, pela Universidade de Louvain, pós graduação em Gestão e Administração, é Diretor do Concurso Mundial de Bruxelas – Spirits selection; criador e coordenador do Asia Wine & Spirit Forum and Competition – The Silk Route. Organiza diversos eventos relacionados com as bebidas espirituosas. Consultor na Vinopres SA.

Para estas visitas, o IVBAM preparou um roteiro, que contempla um circuito de visitas pelas empresas produtoras de Rum da Madeira, onde estes profissionais tomarão conhecimento das especificidades produtivas de cada empresa e terão a oportunidade de degustar vários tipos de Runs da Madeira, visita a algumas explorações de cana sacarina, uma Mesa redonda com os produtores de Rum da Madeira, onde o grupo poderá degustar e debater sobre os runs em prova, para além da participação no Festival do Rum da Madeira.

Este tipo de ações reveste-se de grande importância e eficácia, pois irá permitir a estes profissionais aprofundarem os seus conhecimentos sobre os Runs da Madeira e o seu potencial, criando um impacto e uma empatia largamente superior que certamente acabará por gerar resultados no país de origem.

A realização destas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.