DRE promove “concertos da flor” com entrada gratuita

A Direcção Regional da Cultura promove entre amanhã, dia 19 de Maio, e o próximo domingo, dia 21 de Maio, um ciclo de três concertos que pela primeira vez integra a Festa da Flor.

Estes “concertos temáticos da flor” resultam de uma programação feita pela DRC e juntam património cultural edificado e artístico, já que este ciclo decorrerá em três espaços distintos da cidade do Funchal e com três programas também variados. Sendo assim, amanhã, pelas 18 horas, o Palácio de São Lourenço recebe “O Jardim Harmónico”, um concerto de música barroca, no sábado, a partir das 20h30, a Igreja Inglesa será palco de um concerto de canto lírico intitulado “As Flores Musicais” e, no domingo, pelas 19 horas, a Fortaleza de São Tiago recebe “O Som das Flores”, concerto de música romântica, nomeadamente de temas clássicos do Cinema.

No concerto de amanhã serão tocadas obras de Bach, Sammartini, Couperin, Seixas, Forqueray, Zipoli e Corelli através de arrojadas adaptações instrumentais. Norberto Cruz (bandolim) e Giancarlo Morelli (cravo) visam percorrer, de forma original, o panorama musical barroco europeu da primeira metade do século XVIII apresentando, de forma inusual, uma nova sonoridade resultante pela fusão tímbrica dos dois instrumentos de plectro mais em voga na altura: o bandolim e o cravo.

Neste concerto, e pela primeira vez na Madeira, será tocado um instrumento cópia de um bandolim barroco de Donatus Filano (sec. XVIII) , construído em Nápoles entre o ano 1776 e 1781, construído pelo especialista e prestigioso construtor Federico Gabrielli (Milão), tornando a ocasião perfeita  para uma viagem às sonoridades do período barroco por parte do público.