Dia da Marinha assinalado também na Região com baptismos de mar e visitas a navios e faróis

 

Até ao dia 21 de Maio, o Dia da Marinha 2017 será também comemorado na Região através de várias iniciativas ligadas ao mar, visando divulgar a missão da Marinha, promover uma ampla abertura à comunidade e, em especial, reforçar a ligação a todos aqueles que desenvolvem as suas actividades económicas e lúdicas no mar, refere a Autoridade Marítima Nacional.

O programa variado, prevê a realização de diversos eventos náuticos nos dias 20 e 21 de Maio, organizados com apoio da comunidade náutica, em particular o Clube Naval do Funchal, Centro de Treino Mar, Associação Regional de Canoagem da Madeira, Associação de Natação da Madeira e Associação de Pesca Desportiva da RAM. A entrega de prémios decorrerá na Estação Salva-vidas do Funchal, localizada no Centro Náutico de São Lázaro, no sábado, dia 20 de Maio, pelas 18h30.

Também no dia 20 de Maio, pelas 10h30, a bordo do NRP Zaire, terá lugar uma cerimónia na baía do Funchal, com lançamento ao mar de uma coroa de flores e homenagem aos homens e mulheres falecidos no mar. O representante da República, Ireneu Barreto, presidirá a esta cerimónia.

Realizar-se-ão depois da mesma visitas ao navio, no porto do Funchal, entre as 14h00 e as 17h00. Às comemorações do Dia da Marinha, associam-se ainda os órgãos da Autoridade Marítima sediados na RAM, através da realização de baptismos de mar dirigidos a alunos das escolas da RAM, na baía do Funchal, a partir da Estação Salva-Vidas, no dia 20 de Maio, das 14h00 às 17h30, mantendo também os faróis da Ponta do Pargo e de São Jorge abertos a visitas, nos dias 20 e 21 de Maio, das 14h00 às 17h00.

A Marinha de Guerra Portuguesa foi formalmente criada no dia 1 de Fevereiro de 1317, por Carta Régia de D. Dinis. Este importante documento, também conhecido como “Contrato de Pessanha”, estabelece pela primeira vez a organização permanente da Marinha e nomeia o genovês Manuel Pessanha como almirante do Reino de Portugal.  Os 700 anos da criação formal da Marinha é o tema central do Dia da Marinha, que este ano se celebra nas cidades da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, no período de 13 a 21 de Maio.