Desfile de carros clássicos encantou na baixa funchalense

Fotos: R. S. Marcos

A Avenida do Mar registou hoje nova grande movimentação de pessoas e veículos, num evento mais uma vez integrado no âmbito da Festa da Flor. Só que, desta feita, as viaturas, de quatro, de três ou de duas rodas, eram verdadeiros clássicos que fascinam não só os amantes do automobilismo, mas todas as pessoas que, mesmo não sendo condutoras, associam muitos destes modelos às suas memórias de infância, ou então, às referências que têm de um passado que as antecedeu.

A verdade é que o fascínio dos antigos veículos não se relaciona apenas com as suas potencialidades mecânicas e o modo como se conduziam, sem recurso a muitas das modernas tecnologias de segurança mas por vezes com muito mais “feedback” da estrada e prazer de condução; ele reside, para o comum dos mortais, no aspecto visual, no design cuja evolução podemos apreciar, ficando, num desfile como este, com uma interessante noção da forma como se transformou ao longo das décadas.

E é curioso verificar como, na época actual, em que a maior parte dos carros utilitários parecem assemelhar-se excessivamente uns aos outros, os automóveis de outros tempos podem realmente deslumbrar-nos pela imaginação e espantosa criatividade do design… mesmo que ele não respeitasse, então, tantas regras da funcionalidade e da aerodinâmica. Ficamos com a impressão de que o carros eram muito mais bonitos noutro tempos, mas tudo isso acaba por ser, naturalmente, relativo; pode muito bem ser que, daqui a dezenas de anos, as pessoas olhem para os automóveis bem preservados da actualidade e comentem que, nas primeiras décadas do século XXI, é que as pessoas sabiam realmente construir belos carros…

O certo é que o público madeirense já demonstrou apreciar os carros clássicos e adere bastante a eventos deste tipo. Por seu turno, para os cidadãos estrangeiros, este género de iniciativas concorre, naturalmente, para oferecer mais um atractivo englobado na oferta do destino Madeira. Foi certamente essa a intenção do secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, ao associar este evento ao calendário aumentado, este ano, da Festa da Flor.

A Madeira possui realmente um parque de automóveis clássicos amplo e notável, fruto do labor e paixão pela mecânica e pelo automobilismo em geral de muitos dos seus proprietários. Claro que para possuir um carro deste tipo e cuidar dele adequadamente não basta ter simplesmente o dinheiro para comprá-lo, embora também sem uma ampla bolsa disponível, seja muito difícil ter um carro clássico… Mas o certo é que manter uma viatura destas durante anos, restaurá-la e cuidá-la como deve ser, adquirir peças onde quer que elas existam, representa também um investimento de muitas horas de esforço e paixão.

Hoje cerca de quatro centenas de viaturas circularam na baixa do Funchal, atraindo os olhares dos curiosos e suscitando múltiplos comentários prazenteiros, para além de muitas fotografias. Entre elas, as do nosso colaborador R. S. Marcos, cujas fotos publicamos dando conta da diversidade do evento.