Campeonatos de Vela Adaptada e Torneio Álvaro Lopes em vela disputados junto à Barreirinha

Nos passados dias 6 e 7 de Maio realizou-se o Campeonato Regional Exictos em vela Adaptada e o Torneio Álvaro Lopes, III Troféu Robbialac, em vela ligeira. Inseridos nas comemorações dos 65º Aniversário do Clube Naval do Funchal, as duas competições foram disputadas no mesmo campo de regatas, junto à costa, mais precisamente, junto à zona da Barreirinha.

As duas competições decorreram em simultâneo e devido ao bom trabalho da comissão de regata e da organização, permitiram com que fossem cumpridas todas as regatas previstas, de uma forma segura e competitiva, refere comunicado do CNF.

No que concerne ao Campeonato Regional Excitos, em vela Adaptada na classe Acess 2.3 (Hansa 2.3), estiveram inscritos cinco atletas, todos eles do Clube Naval do Funchal. Foram realizadas cinco regatas sendo que o Campeão Regional foi António Nóbrega. A completar o pódio esteve Élvio Barradas em segundo lugar e Mónica Mendonça em terceiro. Em quarto lugar, ficou António Calaça e em quinto lugar Duarte Veríssimo.

Segundo Rubina Leal, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, que esteve presente na entrega de prémios, “mais uma vez o CNF promove uma competição inclusiva e que é muito importante para aqueles que são diferentes de nós e que tiveram a infelicidade de nascer com algum tipo de deficiência. Existem actualmente cerca de 400 utentes dos centros de actividades ocupacionais, em que têm disponíveis e praticam à volta de 20 modalidades desportivas”. Finalizou felicitando o CNF não só pelos 65 anos de vida que comemora, mas também pela dinâmica que o clube tem desenvolvido, em relação à aposta nos desportos desportos inclusivos.

Já o III Troféu Robbialac, foi disputado em sete classes distintas e contou com 79 inscritos da ANM, do CNF e do CTM. Neste sentido, na classe Techno 293 Infantil foram realizadas três regatas, onde competiram apenas duas atletas do CTM, ficando Inês Pontes em primeiro lugar e Madalena Freitas em segundo.

Já na classe Techno 293 Juvenil, em terceiro lugar ficou o navalista Rodrigo Gomes, em segundo lugar Angelina Freitas e em primeiro lugar Rodrigo Ferreira, ambos do CTM.

Quanto à classe Techno 293 Júnior, o terceiro lugar foi conquistado por Tiago Sousa, atleta do CNF. Já em segundo lugar ficou Laura Pontes e em primeiro João Abreu, do CTM.

Na classe Raceboard, completaram o pódio João Rodrigues, Alberto Rodrigues e Bruno Fernandes do CTM e na classe Laser 4.7, o pódio foi conquistado por navalistas, onde em primeiro lugar ficou Tomás Sousa, em segundo Carolina Matos e em terceiro Pedro Abreu.

Quanto à classe Laser Radial (Abs.), foram realizadas seis regatas, onde o navalista Alivar Cardoso, do CNF, conquistou o segundo lugar do pódio. Em primeiro lugar ficou Pedro Baltazar e em terceiro Vasco Caldeira da ANM.

Por fim, na classe 420, o primeiro lugar foi conquistado pela dupla navalista João Ferreira e António Or. Ficando em segundo lugar e terceiro duplas da ANM.

A cerimónia de entrega de prémios, realizou-se no Posto Náutico de São Lázaro, nas instalações do Clube Naval do Funchal onde estiveram presentes várias entidades, tais como Rubina Leal, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, David Gomes, director regional de Juventude e Desporto, Nuno Sousa Pereira, capitão do Porto do Funchal, Domingos Rodrigues, vereador da Câmara Municipal do Funchal, Luís Balau, representante da Robbialac, Ana Sousa, presidente da Associação de Pessoas com Necessidades Especiais, e a presidente navalista, Mafalda Freitas.