Serviço de oftalmologia do SESARAM promoveu formação em glaucoma

O Serviço de Oftalmologia do SESARAM reuniu, no sábado, os seus médicos oftalmologistas e técnicos de optometria numa formação teórico-prática para melhor conhecer o glaucoma e dominar a técnica da ecografia, como meio complementar do diagnóstico.

Para tal, refere uma nota de imprensa, este serviço contou com a experiência notável da médica oftalmologista do Hospital de Santa Maria e docente na Faculdade de Medicina de Lisboa, Filomena Pinto e do médico Mário Cruz, do Centro Hospitalar de Viseu.

Na RAM, diz o SESARAM, são cada vez mais os doentes com glaucoma, a maioria mulheres com mais de 60 anos. Estes doentes necessitam de ser seguidos na consulta médica com alguma regularidade, dado que se trata de uma doença crónica. São acompanhados e tratados no Hospital Central do Funchal e só em situações pontuais, em que esteja associada patologia rara, é que são encaminhados para centros de referência do país na área da oftalmologia.

A opção pelo tratamento mais adequado deverá ser sempre decidido caso a caso, com base na avaliação realizada pelo médico especialista. Para o tratamento desta doença podem ser utilizados medicamentos sob a forma de colírios e comprimidos, tratamento laser ou cirurgia.

Sem o devido acompanhamento e tratamento, esta doença leva à cegueira, refere o SESARAM, Apenas um diagnóstico precoce realizado por médicos oftalmologistas, que deve ser efectuado a partir dos 40 anos, permite evitar o pior.

Por isso, é  importante alertar que a boa visão, mesmo que corrigida com óculos adquiridos sem consulta prévia, não é sinónimo de não ser portador da doença.