Limpeza da área florestal à volta do Lar ‘Santa Isabel’

Foto DR.

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, procedeu à limpeza de mais de 20 mil metros quadrados de área florestal envolvente ao Lar Santa Isabel.

A execução do projeto teve por base a solução apresentada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

Porque ‘no prevenir é que está o ganho’, Rubina Leal sublinha que ‘a execução destes trabalhos de limpeza assume especial relevância, na medida em que se reduziram, significativamente, os riscos de incêndios que ocorrem durante os períodos mais secos e de mais calor’, considerando ser necessário ‘remover as espécies infestantes, as quais apresentavam grande possibilidade de contribuição para a propagação de incêndios’.

A Secretária Regional com a tutela da proteção civil fez questão de relembrar os incêndios que assolaram a região no verão passado, tendo sido necessário ‘evacuar as pessoas desta zona, por questões de segurança’. Daí que considere ser ‘fundamental reforçar este trabalho de prevenção e conservação dos espaços verdes’.

A governante acrescentou ainda que, no sentido de  melhorar as condições de vida dos utentes, o Governo Regional tem procedido com várias obras de intervenção no Lar Santa Isabel, estando as mesmas já em fase de conclusão.