Semana Europeia da Juventude: 600 jovens mobilizados, sob o lema “O teu projeto, a tua Europa – Constrói, Vive, Participa”

 A concretização das políticas de juventude, numa perspetiva convergente com as diretrizes da União Europeia, bem como a disponibilização junto dos jovens madeirenses de oportunidades de educação, formação e mobilidade, representa um pilar estratégico de intervenção do Governo Regional. Nesta lógica, a Semana Europeia da Juventude 2017 será assinalada na região, entre os dias dois e nove de maio, com a realização de workshops, partilha de boas práticas, sessões de esclarecimento, seminários, entre outras iniciativas, que ocorrerão em paralelo a atividades similares em mais de 30 países europeus.

Este conjunto de atividades será dinamizado pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

São parceiros nessas atividades a Escola Secundária Jaime Moniz, Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, Associação Académica da Universidade da Madeira, Lar Intergeracional da Tabua, Associação Teatro Metaphora, Associação DYPALL NETWORK, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Centro de Informação Europe Direct, Conselho Nacional de Juventude, Gabinete das Eurodeputadas Liliana Rodrigues e Cláudia Monteiro de Aguiar. 

Os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos, apresentar propostas, debater ideias e colocar em evidência a sua criatividade e talento, com o objetivo de reforçar o espírito e os valores europeus.

Mesa redonda na ESJM

Hoje, dois de maio foi a abertura desta Semana Europeia, num ato presidido pelo secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, que decorreu na Jaime Moniz. Realizou-se nesta instituição escolar uma mesa redonda com coordenadores de diversos projetos Erasmus+ Juventude em Ação, na qual foram apresentadas boas práticas em termos de intercâmbios, serviço voluntário europeu e formações internacionais, com vista a promover estas experiências enriquecedoras de mobilidade junto dos alunos da Escola Secundária Jaime Moniz.

 Amanhã, decorrerá o I Encontro Regional de Clubes Europeus, com a apresentação dos projetos dinamizados por estas estruturas em termos de cidadania europeia, bem como a participação do Centro de Informação Europe Direct.

 No dia quatro de maio, está agendado um Seminário alusivo às Linhas Estratégicas para a Juventude, com diversos parceiros nacionais e regionais, destinado a entidades com atuação transversal na área da juventude, cujo contributo é imprescindível para a elaboração de um documento eclético em termos de políticas de juventude.

No dia cinco de maio, será dinamizado um workshop de diálogo estruturado, com o apoio do Conselho Nacional de Juventude, no qual participam cerca de 90 jovens de todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira.

 Por fim, no dia oito de maio, realizar-se-á uma sessão sobre programas de mobilidade juvenil em Santana.

A Semana Europeia da Juventude encerra no dia nove de maio, Dia da Europa, com a exibição dos trabalhos do Concurso de Curtas-metragens e entrega de prémios aos vencedores do Concurso Olimpíadas da Europa, iniciativas incluídas no projeto IncluEuropa, em que participaram os Clubes Europeus da região.