Rastreio gratuito da depressão no PsicAF

No âmbito da campanha «Depressão. Vamos falar!», escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde em 2017, o PsicAF – Serviço de Psicologia e Avaliação Forense promove, nos dias 19 e 20 de Maio, um Rastreio de Depressão Gratuito dirigido ao público em geral. A acção realiza-se de forma gratuita, individual e personalizada por um/a psicólogo/a, informa um comunicado.

A depressão atinge pessoas de todas as idades, de todas as classes sociais, em todo o mundo. Causa angústia e prejudica a capacidade de as pessoas realizarem até mesmo as tarefas diárias mais simples, com consequências, muitas vezes, devastadoras para a pessoa, para a família e amigos.

Os números actuais são alarmantes: a depressão atinge cerca de 20 por cento dos portugueses, o que significa que são a população mais deprimida da Europa e que Portugal é o segundo país com a taxa de depressão mais elevada no mundo, a seguir aos Estados Unidos.

O Rastreio Gratuito da Depressão é mais uma iniciativa do PsicAF, inserida num conjunto de actividades direccionadas à promoção da saúde mental, que já contou com uma semana de rastreios de psicologia gratuitos em Fevereiro de 2017, com elevada adesão, salienta a clínica. O objectivo é não só contribuir para o diagnóstico precoce da doença, como ajudar a dar o primeiro passo no tratamento da mesma. As marcações podem ser efectuadas através dos contactos: 291 646 047 / 96 292 14 25.