Crónica Urbana: De Harvey Foster aos Tuk-Tuks

 

Rui Marote

Há 113 anos chegou à Madeira o primeiro automóvel que circulou pelas estradas da Região, conduzido pelo inglês Bernard Harvey Foster .
Passado mais de um século, os madeirenses importam da Ásia os tradicionais tuk-tuks, que vieram para ficar.
Há dias tivemos o privilégio de fotografar nos arredores do Mercado dos Lavradores. ao serviço de turistas, lado a lado, um clássico descapotável e o Tuk-Tuk, conhecido pelo táxi bebé. A somar-se à imagem, as motos que invadiram o Funchal por todo o lado.
O Japão foi o país que exportou o três rodas para a Tailândia em 1934 e doou cerca de 20.000 usados para o sudoeste asiático. Devido ao seu tamanho e velocidade, são adequados para ruas estreitas e lotadas, adaptando-se muito rapidamente ao traçado da cidade do Funchal.
Não foram bem-vindos por alguns, em especial pelos taxistas, que se sentiram ameaçados.
Já os carros clássicos dão um ar de requinte e começam a ser vistos nos transportes dos cruzeiristas que nos visitam. Os tempos são outros; os carros de bois já há muito tempo que já lá foram. Resta-nos o monumento no Largo da Feira, da tradicional corsa puxada a bois. da autoria de mestre Anjos Teixeira. E temos de contentar-nos com os carros de cesto do Monte para o Funchal. Todos os outros meios de transporte estão no museu. Muito se falou no comboio para o Monte e na sua revitalização; a Câmara tinha um projecto que acabou arrumado nas gavetas.