Transportes estiveram hoje em debate no Parlamento regional

Fotos DR

A discussão esteve animada hoje na Assembleia Legislativa Regional, num debate potestativo subordinado à temática dos transportes, e ao qual não faltaram mesmo os estivadores, vestidos com indumentária bem identificativa da profissão. Uma sessão onde novamente o deputado do PTP, José Manuel Coelho, foi deixado a falar sozinho na sala, depois de, mais uma vez, não ter respeitado os tempos de intervenção nem acatado as instruções do presidente da ALRAM, Tranquada Gomes.

Um dos focos do debate foi a autorização solicitada pelo Governo Regional da Madeira a instâncias comunitárias para abrir uma linha de transporte em ferry-boat entre a Madeira e o território continental. O secretário regional da Economia, Turismo e Transportes,  Eduardo Jesus, colocou assim nas mãos de Bruxelas a possibilidade de concretização da tão ambicionada ligação que em tempos foi assegurada pelo Armas.

Os novos modelos para a operação portuária também estiveram em discussão, com a anunciada abertura de concurso público internacional, que o presidente do Governo Regional considerou hoje no parlamento que funcionará, admitindo contudo que se ficar deserto, poderá ser encontrada uma solução de cariz público. Albuquerque, perante a delegação dos sindicalistas estivadores presentes, manifestou-se inflexível quanto ao cumprimento da legislação do trabalho, e, perante as costumeiras acusações, garantiu que não está refém dos interesses de grupos económicos.

Em debate estiveram também as ligações aéreas, com Eduardo Jesus a defender-se das acusações de preços altíssimos que lhe são periodicamente assacadas, e a redução dos cruzeiros no porto do Funchal, um fenómeno que o governante minimizou, atribuindo-o a tendências internacionais, apesar de o Funchal Notícias ainda recentemente ter dado conta de que os Açores estão a registar um número bem mais significativo de escalas de navios de cruzeiro do que a Madeira.